Cursos / Eletrônica / Sistemas Digitais / Aula
Operação de leitura
Operação em que um byte armazenado em uma posição específica de memória é localizado e copiado para o dispositivo que o requisitou. Outra forma de dizer, é que é o dado lido da memória no endereço especificado pelo dispositivo que o requisitou. Em um microcomputador, normalmente, quem requisita a leitura é o microprocessador. Observe que uma leitura não modifica o dado armazenado na memória. Esta operação simplesmente faz uma cópia do valor lido da memória no dispositivo que o requisitou.
Operação de escrita
Operação na qual um novo byte é colocado em uma determinada posição de memória. Sempre que um novo byte é escrito para uma posição de memória, o conteúdo anteriormente presente nesta posição será destruído, ou melhor, modificado, assumindo o valor enviado pelo dispositivo que fez a escrita. Em um microcomputador, normalmente quem faz a escrita também é o microprocessador. Pelo jeito, ele é o dono do pedaço!
Tempo de acesso
Medida de tempo necessária para a efetivação de uma operação de leitura ou de uma operação de escrita. Como o tempo de leitura é diferente do tempo de escrita, defini-se o tempo de acesso a uma memória como sendo o mais longo dos dois.
Memória volátil
Qualquer tipo de memória que necessite estar ligada à energia elétrica (disse estar alimentada) para poder manter a informação armazenada. Se a alimentação for retirada, todos os dados armazenados serão perdidos.
Memória de acesso randômico (RAM – Random Access Memory)
Memória na qual a localização física dos bytes não tem efeito sobre o tempo que se leva para se fazer uma operação de leitura ou uma operação de escrita. Em outras palavras, os tempos de acesso de leitura ou de escrita são, respectivamente, os mesmos para qualquer dado em qualquer endereço da memória.
A grande maioria das memórias a semicondutor é de acesso randômico.
Memória de acesso sequencial (SAM – Sequential Acesss Memory)
Memória na qual o tempo de acesso depende do posicionamento da informação desejada. Para encontrar determinado endereço é preciso percorrer todos os endereços situados entre aquele onde se realizou o último acesso e o desejado. Isto produz tempos de acesso que são bem maiores do que os dos dispositivos de acesso randômico.
Todas as memórias de acesso sequencial implementadas a semicondutor usam registradores de deslocamento para armazenamento das informações. Sua aplicação se restringe mais às áreas nas quais o acesso aos dados é feito de maneira sequencial e repetitiva, principalmente, quando o acesso aos dados se dá na mesma ordem ou na ordem inversa em que foram armazenados.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados