Cursos / Eletrônica / Sistemas Digitais / Aula

arrow_back Aula 14 - Famílias Lógicas e Dispositivos de Memória

Memórias a Semicondutores

Tem muita coisa para se estudar das famílias CMOS, mas nós vamos parar por aqui. Espero encontrar com alguns de vocês fazendo Engenharia Elétrica e, aí sim, vamos ter possibilidades de avançar muito neste assunto. Até de construir dispositivos CMOS. Temos competência para isto, sabia?

Em vários momentos do curso, principalmente, nos que trataram de arquitetura de microcomputadores, você vem tendo informações sobre memórias a semicondutores. A partir deste momento, você terá a oportunidade de conhecer melhor alguns conceitos envolvendo as memórias, como são classificadas e como são projetadas e construídas. Vamos nessa?

O conceito geral de uma unidade de memória é o de um dispositivo em que é possível o armazenamento permanente ou temporário de uma informação.

Exemplos de unidades de memória são as fitas e discos magnéticos (usados como auxiliares no armazenamento de grandes quantidades de dados) e as memórias a semicondutor (usadas nos circuitos e sistemas digitais).

A capacidade de armazenamento de uma memória pode variar de um bit a bilhões de bits.

Por exemplo, os circuitos chamados de flip-flops são capazes de armazenar 1 bit de informação e o registrador, unidade de memória projetada com vários flip-flops, é capaz de armazenar informações de vários bits, normalmente, 8, 16 ou 32 bits.

Agora, você vai estudar outros tipos comuns de dispositivos de memórias a semicondutor, utilizados, principalmente, na constituição da memória principal e da memória cache dos microcomputadores, nas quais são armazenadas milhões de informações constituintes dos softwares de sistemas operacionais como o Linux, por exemplo, e softwares aplicativos como, por exemplo, os do pacote LibreOffice.

Terminologias Usadas em Dispositivos de Memória

Alguns termos e conceitos importantes para o estudo dos dispositivos e sistemas de memória você deve compreender bem. Preste atenção nos seguintes termos:

Célula de memória

Unidade eletrônica de armazenamento de um único bit (0 ou 1).

Palavra de memória

Qualquer grupo de células de memória que represente uma informação com mais de um bit.

Exemplo: Um registrador constituído de 8 flip-flops pode ser considerado como uma memória capaz de armazenar uma palavra de 8 bits. Cada bit é armazenado em uma célula de memória e os 8 bits se constituem em uma palavra de 8 bits.

Nos sistemas digitais atuais, os tamanhos das palavras estão na faixa de 8 a 64 bits, sendo a terminologia byte usada para designar uma palavra de 8 bits e a terminologia word para designar uma palavra de 16 bits.

Capacidade de armazenamento - Forma de especificar quantos bits podem ser armazenados numa determinada memória.

Exemplo

Se uma memória pode armazenar 32.768 bits organizados em 4.096 palavras de 8 bits, pode-se dizer que sua capacidade é de 32.768 bits ou que é de 4.096 bytes (já que 8 bits correspondem a um byte).

Na maioria das vezes, o número de palavras da memória é múltiplo de 1.024, sendo comum neste caso o uso da designação "K" (kilo), para representar 1.024 ($2^{10}$) e de "M" (Mega) para representar 1.048.576 $(2^{20})$.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados