Cursos / Automação Industrial / Controle de Processos / Aula
Um sistema de controle se refere à utilização de métodos para ajustar o fluxo de energia da entrada para a saída de um sistema ou processo de modo a atender os critérios de performance desejados. São divididos em sistemas de controle de malha aberta e sistemas de controle de malha fechada.
Um sistema de controle em malha aberta é aquele cuja saída não possui nenhuma influência sobre a entrada, representada no esquemático da Figura 13 pela Referência. Tal sistema possui vantagens como: ser mais barato, por exigir menos componentes; e apresentar maior facilidade na construção e implementação, não demostrando problemas de estabilidade. Porém, os erros causados por distúrbios e mudanças na calibração podem gerar uma resposta diferente da esperada, requerendo regulação periódica.
No caso do sistema de nível (em malha aberta) com a estação MPS-PA a referência estará sendo aplicada (um degrau, por exemplo) na bomba ou na válvula, sendo esses os atuadores. Isso será necessário para a obtenção do modelo do processo, conforme já estamos trabalhando.
Os sistemas de controle em malha fechada (Figura 14) tem sua saída continuamente monitorada por um sensor de forma a realimentá-la de volta àa entrada. O valor real da saída é subtraído do valor de referência, resultando em um sinal de erro, que será processado pelo controlador para gerar um sinal de controle que tem por objetivo minimizá-lo.
Em ambientes industriais, na maioria dos processos, utiliza-se o controle em malha fechada por possuir uma menor sensibilidade a distúrbios, ser mais preciso na comparação dos valores desejados e reais e ser menos sensível na variação das características dos componentes, apesar da perda de ganho e possibilidade de instabilidade.
Nota: Os controladores (controladores PID) são amplamente utilizados na indústria e diversos dispositivos já possuem funções de controle embutidas em sua programação, tornando desnecessária a implementação de ações de controle, sendo necessária apenas a sintonia dos parâmetros do controlador, como exemplo podemos citar o CLP.
Anteriormente, foi mencionado que há duas formas de fazer a comunicação com a estação MPS-PA: por meio de um CLP ou por meio de uma interface entre os sinais da estação e um computador. A estratégia de controle e a aquisição de dados serão implementadas no Matlab/Simulink (Matlab e Simulink), ou seja, através de uma interface de comunicação (comunicação OPC) com o EasyPort. Desta forma, há a necessidade de implementar as ações de controle, então deverá ser criado o algoritmo do controlador (como será visto mais adiante, foi utilizado um PI), no entanto isso não se torna uma tarefa difícil, pois o Simulink dispõe de diagramas de blocos que tornam mais fácil a implementação.
Nota: O Easyport será responsável pela interface da comunicação entre o computador (onde está instalado o Matlab/Simulink para o controle e a aquisição dos dados do processo) e a planta. Isso torna possível receber e enviar sinais para a placa de entradas e saídas (I/O) da planta.
Para todos os testes que faremos a seguir, foi configurado no Matlab/Simulink um período de amostragem de 0.5 segundos, isso significa que o software irá requisitar um dado de leitura do sensor ultrassônico que está medindo o nível a cada 0.5 segundos. Esses dados do sensor serão salvos, tornando possível o acesso posteriormente.
Nota: Com o software Matlab/Simulink e quando se utiliza a comunicação OPC, deve ser feita a associação dentro dos “blocos de comunicação OPC” com as variáveis que se desejam acessar (dados do sensor ultrassônico, por exemplo), ou enviar sinais (para os atuadores, por exemplo). Pois cada componente da planta (sensores e atuadores) possui seu nome específico (ou Tags ou endereço da variável) que torna possível acessá-las por esse nome (são disponibilizadas pelo fabricante).
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados