Cursos / Automação Industrial / Controle de Processos / Aula

arrow_back Aula 10 - Sistemas de controle de processos - MPS-PA - Estação compacta

Sistemas de Controle de Processos – MPS-PA Estação Compacta

Atualmente, os elementos de um sistema de automação, sensores, atuadores e controladores, interagem por meio de sinais elétricos padrões da indústria, como sinais de corrente de 4 a 20 mA, sinais de tensão de 0 a 10 V ou até mesmo sinais digitais baseados em protocolos de comunicação.

A MPS-PA Compact Workstation é uma planta didática de processos da FESTO que tem o intuito de simular uma planta industrial para realização de controle de diversos processos em malha fechada, requerendo compreensão de seus sensores, atuadores e placa de entradas/saídas. A planta possui 4 malhas de controle: pressão, temperatura, vazão e nível. Festo,(2006). O sistema pode ser visto na Figura 4

Estação de Processos MPS-PA.

A estação possui 6 sensores (um sensor de nível ultrassônico, 2 sensores de nível capacitivos, um sensor de pressão opto-eletrônico, um sensor de vazão por turbina e um sensor de temperatura resistivo), uma bomba centrífuga, uma válvula proporcional para controle de vazão, uma válvula esférica e 8 válvulas manuais de regulagem. Sua placa de entradas e saídas recebe/envia sinais analógicos (0–10 V) e digitais (0–24 V).

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados