Cursos / Automação Industrial / Programação de CLPs / Aula
Tendo visto alguns exemplos de programação em ladder na aula passada, já estamos aptos a programar sistemas que requerem um pouco mais de raciocínio por parte do programador, e nesse contexto abordaremos circuitos que envolvem aplicações com temporizadores e contadores.
No que tange a temporizadores foi visto, também na aula passada, o comportamento de cada temporizador apresentado na plataforma Siemens, porém observe agora as aplicações que esses temporizadores acrescentam em um sistema a ser automatizado, pois se trata de uma variável a mais. E atente para o fato de que quanto mais condições há no programa mais robusto ele fica.
Em alguns momentos há a necessidade de fragmentar o programa, em outras palavras, organizá-lo em seções, de maneira que uma eventual falha na programação seja de fácil diagnóstico. Para isso utilizaremos mais de um ambiente de programação, que no caso da Siemens, seriam várias “network's”. Essas network's já estão presentes quando você abre o ambiente de programação, em que no início era suficiente trabalharmos em apenas uma network. No entanto, desta vez vamos trabalhar com mais de uma no intuito de organizar a programação.
Fazendo a mesma analogia surgem os contadores e suas serventias em aplicações industriais, bem como suas aplicabilidades. Seu modo de funcionamento também é bem simples de entender, seja na contagem crescente ou decrescente. Veremos algumas aplicações com os mesmos.
Apresentando uma abordagem diferente nesta aula, utilizaremos um ambiente de programação que faz uso de um software de simulação virtual chamado “Automation Studio”. Ele permite que após a montagem do programa, em ladder, se faça uma simulação virtual de como irá se comportar o sistema proposto. Nesse software há suporte para CLP's da Siemens, o que facilita o entendimento. Nesse ambiente montaremos as interfaces (entradas e saídas) e seus sinais de tensões, a seguir elaboraremos o programa e por fim simularemos.
Portanto, ao iniciarmos esta aula daremos continuidade aos circuitos de acionamentos utilizando temporizadores, em seguida contadores. Sempre com duas soluções: uma no TIA Portal e outra no software Automation Studio.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados