Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Programação de CLPs / Aula
Vamos desenvolver uma aplicação em ladder para automatizar o processo de um sistema de empacotar. Para isso faça de conta que uma empresa contratou você para fazer a automação.
A máquina é uma encaixotadora de peças (conforme a figura 19) e sua programação funciona da seguinte forma:
No desenvolvimento da programação Ladder desta aplicação, desmembramos o programa para deixá-lo mais organizado, de maneira que criamos 5 ambientes (5 networks) devidamente comentados, conforme mostra a figura 20.
Na network 1, conforme mostra a figura 21, colocamos o modo de operação em manual ou automático para o operador escolher.
Veja que utilizamos a mesma entrada () para selecionar o modo manual ou automático. Isto é importante para o desenvolvimento do programa.
Como modo de seleção utilizamos dois relés auxiliares ( e ) que representam Manual e Automático, respectivamente.
Na network 2, conforme mostra figura 22, colocamos na programação as condições de operação no modo automático.
Detalhe do ambiente de programação no modo de operação automático.
Portanto, lê-se:
“Ao selecionar o modo Auto, o bloco de contato aberto de fecha dando permissão para que o operador dê início ao processo. Ao pressionar o botão “start”, um relé auxiliar, , fecha uma retenção que mantém o contato fechado e com isso fica aguardando o sinal do sensor S1 para ligar a esteira 1.
Quando o sensor S1 detecta uma caixa, ele dá um pulso de sinal para ativar o relé auxiliar o qual envia o sinal para network 4 (mais abaixo) e por sua vez ligará a esteira 1.
Quando o sensor S2 detecta a presença da caixa, ele desativará o relé auxiliar %M_{0,5}$, que também envia o sinal para network 4, o qual ligará a esteira 2.
Com a esteira 2 ligada perceba que a peça irá passar pelo sensor S3 antes de cair dentro da caixa. Desta maneira, como o sensor S3 está ligado ao contador, ele ficará encarregado de contar as 5 peças. Fechando assim o primeiro ciclo.
Depois virá a 2ª peça, 3ª peça e assim por diante.
Ao final da 5ª peça a saída “stop” () do contador é ativada, e seu contato fechado em série com a bobina do relé auxiliar desligará o processo.
Para recomeçar outro empacotamento novamente, o operador pressiona o botão “reinicia”, que ao mesmo tempo: dará um reset no contador e ativará a bobina do relé auxiliar .”
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados