Cursos / Automação Industrial / Programação de CLPs / Aula

arrow_back Aula 03 - Programação de CLP usando a plataforma Siemens Automation

Exemplo 1: Acionamento simples de um motor

Para “OB exemplo 1” será feito o acionamento simples de um motor, onde ao pressionar “B1” o motor deve ligar e “B0 desliga o motor. Indique quando o motor estiver ligado com um sinalizador.

Veja que para o exemplo precisaremos de duas entradas (liga e desliga) e duas saídas (motor e sinalizador). Por isso é importante fazer essa dedução. Esse exemplo é mostrado na figura 6.

Figura 06 - Detalhe da montagem do circuito para acionamento simples de um motor.
Detalhe da montagem do circuito para acionamento simples de um motor.
Fonte: Adaptado de TIA Portal Siemens (2016)

Para montar o circuito selecione o bloco desejado “clique, segure e arraste até o local indicado na figura 6”. Começamos por B0 (contato fechado) em seguida B1 (contato aberto), depois o motor e o sinalizador (representados pelas bobinas de saída do CLP) juntamente com seu “selo” para mantê-lo ligado (contato aberto da bobina do motor em paralelo com B1).

Observe também as interrogações em vermelho em cima de cada bloco de contato. O CLP neste momento não compreende quem é B0, B1, o motor, o sinalizador e a retenção. Para isso, temos que “colocar um endereço” indicando quem é quem. Essa ação chama-se “colocar Tags”. Tags nada mais é que um endereçamento entre os blocos de contatos utilizados e o hardware do CLP (interfaces de entradas, saídas, etc), ou seja, temos que dizer ao contato B0 que ele está relacionado com a entrada do CLP para poder completar as ligações existentes na programação Ladder.

Para criar as Tags necessárias à finalização do exemplo 1, vá em “PLC tags” no menu “Acionamento 1” da figura 6. Dê clique no submenu e um duplo clique em “Show all tags”, será mostrado a tela da figura 7.

Figura 07 - Tela de criação de Tags.
Tela de criação de Tags.
Fonte: Adaptado de TIA Portal Siemens (2016)

Conforme a tela da figura 7, vá ao campo “<add new>” e insira as tags conforme a figura 8. Observe o detalhe referente tanto às entradas (B0 e B1) quanto às saídas necessárias (motor e sinalizador). Para alterar o campo “Address” basta clicar nele que serão mostradas as suas configurações.

Altere a configuração de acordo com a figura 8. E no caso do sinalizador altere também o “Bit number” de “0” para “1”. O Bit number é o número referente a qual saída ou entrada você está correlacionando, ou seja, se o CLP tem 10 entradas digitais o bit number, portanto, vai de “0 a 9” ou de “1 a 10”, dependendo do fabricante. No caso do CLP Siemens ele faz referência às entradas e saídas com “%”, conforme mostra a figura.

Figura 08 - Detalhe da criação de tags bem como suas configurações.
Detalhe da criação de tags bem como suas configurações.
Fonte: Adaptado de TIA Portal Siemens (2016)

Lembrando que para esse exemplo foi necessário usar 2 entradas ( e ) e 2 saídas ( e ).

Com as tags criadas volte à tela do OB1 no menu “Acionamento 1”, em seguida dê um duplo clique em cada interrogação e enderece as tags criadas com as interfaces e pronto. O circuito terá o aspecto da figura 9. Em seguida salve o programa.

Figura 09 - Solução final do exemplo 1 para acionamento simples de um motor.
 Solução final do exemplo 1 para acionamento simples de um motor.
Fonte: Adaptado de TIA Portal Siemens (2016)

Portanto, conforme a figura 9, lê-se: “Ao pressionar o botão B1 o motor “liga” fechando seu “contato de selo” o qual possibilita que o operador solte o botão B1. Juntamente como o motor, o sinalizador “liga” também devido à sua ligação em paralelo. Quando o operador quiser parar o motor basta pressionar o botão B0 que interromperá o fluxo de sinal entres as linhas do programa, desenergizando todo o circuito”.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados