Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Redes Industriais / Aula
A topologia lógica é definida a partir da análise do tráfego dos sinais entre os dispositivos e não da maneira como eles estão interligados fisicamente. No barramento lógico, é necessário um eficiente controle de acesso ao meio, de modo que todos tenham a possibilidade de enviar os seus dados, mas evitando que dois ou mais dispositivos tentem enviar dados ao mesmo tempo (colisões). Nós usamos protocolos de controle de acesso ao meio todo o tempo. Como exemplo, observe os comandos a seguir:
Os dois tipos de topologias lógicas mais comuns são o Broadcast e a passagem Token. Na primeira, o nó envia seus dados a todos os nós espalhados pela rede (Ethernet). Já na passagem de Token, um sinal de Token controla o envio de dados pela rede (Token Ring). Assim, apenas o nó que tiver o Token (permissão para usar a rede) pode usar a rede.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados