Cursos / Automação Industrial / Redes Industriais / Aula
O encapsulamento consiste na junção das informações do protocolo e possibilita que estas trafeguem corretamente pela rede. Uma boa analogia seria, por exemplo, uma mensagem que precisa ser passada de uma pessoa para outra, em sala com pessoas de vários países diferentes (supondo claro que todos falem apenas suas línguas nativas), desse modo, precisaremos de tradutores para cada integrante da sala para que possam entender a mensagem. Assim é o encapsulamento, cada vez que o pacote de dados desce ou sobe pelas camadas do modelo OSI, ele recebe cabeçalhos (bits colocados no início da mensagem) e outras informações que são essenciais para a interpretação na camada que ele irá trafegar.
Uma vez que o dado é enviado da origem, ele viaja através da camada de aplicação para baixo através das outras camadas. O encapsulamento é o fluxo dos dados que são trocados passando por alterações à medida que as redes executam seus serviços. O processo é iniciado na camada de aplicação e desce até a física para a transmissão, e na recepção vai da camada física até a camada de aplicação.
A informação manipulada pelos protocolos de cada camada é chamada de Protocol Data Unit (PDU) ou Unidade de Dados do Protocolo (UDP). Usaremos no texto a sigla em inglês PDU para se referir a esse protocolo, pois é a forma como é mais conhecido na área de redes. Em cada camada o protocolo recebe um nome diferente, como vimos na Figura 3.
Uma camada de protocolo pode ser implementada em software e em hardware ou numa combinação dos dois, dependendo da aplicação a que se destina.
Veja um vídeo para reforçar a ideia do processo de encapsulamento dos dados no modelo OSI.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados