Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Redes Industriais / Aula
Os dispositivos que utilizam o protocolo HART são divididos em mestre e escravos. Somente os dispositivos mestres podem iniciar uma comunicação. Consequentemente, os escravos somente respondem às solicitações dos mestres. Os comandos são definidos na camada de aplicação do protocolo. O mestre primário pode ser um PLC ou um computador com uma interface serial-HART (Modem). O mestre secundário geralmente é um dispositivo móvel para configuração (HANDHELD).
Os mestres possuem os circuitos que provocam as variações de correntes na linha (modulador). Já os escravos possuem circuitos que transformam essas variações de corrente em tensão e decodificam o sinal recebido (demodulador). Durante uma resposta os papéis são invertidos.
A Figura 10, a seguir, mostra a aplicação típica do protocolo HART em uma rede ponto a ponto, em que um PC obtém informações de uma válvula de controle e do sinal de pressão e atua no posicionamento da válvula.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados