Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Redes Industriais / Aula
É chamado de modelo de referência Open Systems Interconnection (ISO/OSI), pois refere-se à interconexão de sistemas abertos, a qual trata de sistemas que estão abertos à comunicação com outros sistemas. A partir de agora, o trataremos apenas como modelo OSI.
As redes industriais seguem os mesmos objetivos de qualquer sistema de conexão de dispositivos, sejam eles microprocessados ou não. Anteriormente, a interligação dos primeiros computadores, tanto de uso corporativo como de uso industrial, levou ao desenvolvimento de soluções proprietárias, isto é, somente o fabricante detinha o conhecimento da tecnologia envolvida. Isso dificultava e, muitas vezes, impossibilitava a interconexão de dispositivos de fabricantes diferentes. Para facilitar a interconexão de sistemas de diferentes fornecedores, a International Standards Organization (ISO) desenvolveu um modelo de referência chamado de modelo OSI, publicado em 1978 e revisado em 1984. Atualmente, muitos protocolos usados não seguem fielmente o modelo OSI ou foram criados antes dele (ex.: TCP/IP). No entanto, é mais fácil comparar e classificar os diversos protocolos existentes com esse modelo que iremos estudar.
O modelo OSI tem sete camadas. Veja a seguir um resumo dos princípios aplicados para se chegar às sete camadas.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados