Cursos / Automação Industrial / Introdução à Automação Industrial / Aula

arrow_back Aula 03 - Princípios de funcionamento do CLP

Autoavaliação

  1. Descreva o que é um CLP.
  2. Quais são as vantagens e desvantagens do CLP?
  3. Apresente algumas aplicações do CLP na indústria.
  4. Considere um sistema de controle de nível de um reservatório. Suponha ainda que a cada 50 cm do reservatório, existe um sensor que indica a presença ou não de líquido, num total de 4. Deseja-se utilizar um CLP para realizar o controle de nível deste reservatório, abrindo ou fechando totalmente duas válvulas diferentes: uma de admissão e outra de consumo. Liste quais são as entradas e saídas do CLP, além da classificação dos módulos E/S a serem utilizados. Desenhe um diagrama de blocos do sistema, apresentando o reservatório, sensores, atuadores e o próprio CLP.
  5. Suponha que um cilindro de dupla ação é acionado por duas botoeiras distintas: uma (S1) para fazer o cilindro avançar; outra (S2), para recuar. O avanço e retorno do cilindro é realizado por um pulso em S1 e S2, respectivamente. Caso as duas botoeiras sejam pressionadas ao mesmo tempo, a válvula mantém a última posição de avanço ou recuo, evitando, assim, a queima do dispositivo. A Figura 33, a seguir, apresenta o circuito de comando para uma válvula 5/2, com dois solenoides (Y1 e Y2). Construa um diagrama Ladder a partir do circuito apresentado. Circuito de comando para um cilindro de dupla ação e válvula 5/2, com dois solenoides.
  6. Considere novamente o exemplo da Figura 33. Apresente um novo circuito de comando, caso seja utilizada uma válvula 5/2 com um único solenoide. Construa um diagrama Ladder a partir desse circuito.
  7. Com base no método do GRAFCET, desenvolva um diagrama Ladder para a aplicação abaixo (ciclo de trabalho: $A^{+} → B^{+} → A^{-} → B^{-}$). Compare o diagrama desenvolvido aqui com o apresentado na Figura 10, mostrado anteriormente. Aplicação do uso de cilindros na indústria.
  8. Desenvolva um diagrama Ladder (utilizando o método do GRAFCET) para automatizar um elevador de carga (figura abaixo) composto por dois motores (M1 e M2), dois sensores de fim de curso (ZSH e ZSL) e três botoeiras (PB1, PB2, PB3). O princípio de funcionamento é o seguinte: a) quando a botoeira PB1 for acionada, a plataforma de carga deve subir, caso ela não esteja descendo, ou não esteja no seu limite superior (ZSH acionado); b) quando a botoeira PB2 for acionada, a plataforma de carga deve descer, caso ela não esteja subindo, ou não esteja no seu limite inferior (ZSL acionado); c) quando a botoeira PB3 for acionada, a plataforma deve parar na posição em que ela estiver. Aplicação do uso de cilindros na indústria.
  9. Desenvolva um novo diagrama Ladder para automatizar o elevador de carga da Figura 31, sem utilizar o método do GRAFCET.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados