Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula

arrow_back Aula 09 - Circuitos Sequenciais (Parte II)

Registradores

Transferência Paralela e Serial

Na transferência paralela (Figura 3), todos os dados são transferidos, simultaneamente, em um único pulso de transferência, não importando a quantidade de bits a serem transferidos (nesse caso, eram 3 bits).

Na transferência serial (Figura 5), são necessários N pulsos de clock para conseguir a transferência completa de N bits (3 pulsos para 3 bits, 4 pulsos para 4 bits etc.).

Assim, transferências paralelas são mais rápidas que as seriais. Por outro lado, para fazer transferências paralelas, são necessárias mais conexões entre o registrador transmissor (X) e o registrador receptor (Y) que nas transferências seriais, onde apenas o último flip-flop do registrador X precisa ser conectado ao registrador Y.

Então, qual a melhor alternativa: transferência paralela ou serial? Qual delas escolher?

Essa escolha vai depender das necessidades da aplicação. Em muitos casos, usa-se uma combinação dos dois tipos de transferências, obtendo a vantagem da velocidade da paralela e a economia e simplicidade da serial.

Antes de estudarmos outros usos para os flip-flops, vamos ver se você compreendeu bem o uso deles em circuitos registradores. Responda a atividade a seguir

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados