Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula
Vimos como é feita a transferência de dados de maneira síncrona e de maneira assíncrona. Agora, vamos ver a diferença entre a transferência paralela e a transferência serial de dados.
Na Figura 3, vemos a transferência de dados de um registrador para outro usando flip-flops D. O registrador X é formado dos flip-flops X2,X1 e X0 e o registrador Y pelos flip-flops Y2,Y1 e Y0. Quando ocorre a borda de subida do pulso TRANSFER, o valor de X2 é transferido para Y2, o de X1 para Y1 e o de X0 para Y0.
Essa transferência síncrona do conteúdo do registrador X para o registrador Y é uma transferência paralela, pois os conteúdos de X2, X1 e X0 são transferidos, simultaneamente, para Y2,Y1 e Y0. É importante notar que o conteúdo do registrador X não é alterado.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados