Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula

arrow_back Aula 09 - Circuitos Sequenciais (Parte II)

Registradores

Na aula anterior, você estudou os flip-flops, que são os blocos básicos dos circuitos lógicos sequenciais, responsáveis pelo armazenamento dos bits para que fiquem disponíveis em instantes posteriores, ou seja, correspondem à memória do circuito.

Esses elementos de memória, os flip-flops, podem ser utilizados em uma ampla variedade de aplicações como: contagem, armazenamento binário de dados, deslocamento e transferência de dados.

O uso mais comum de flip-flops é o armazenamento de dados, que podem representar valores numéricos (números binários ou outros codificados em binário). Dados são, geralmente, armazenados em grupos de flip-flops denominados registradores.

A operação mais comum realizada sobre os dados armazenados em flip-flops ou registradores é a operação de transferência de dados. Essa operação envolve a transferência de dados de um registrador (flip-flop) para outro.

Na Figura 1, você pode ver como a transferência de dados pode ser implementada entre dois registradores usando flip-flops SR, JK e D. Em cada caso, o valor lógico atual armazenado em um flip-flop A é transferido para um flip-flop B na borda de descida do pulso TRANSFER. Dessa forma, após a borda de descida, a saída B terá o mesmo valor que a saída A.

Operação de transferência síncrona de dados realizada por diversos tipos de flip-flops com clock.

As operações de transferência da Figura 1 são transferências síncronas, pois as entradas de controle síncronas e a entrada de clock (CLK) foram usadas para realizar a transferência.

Operações de transferência também podem ser obtidas usando as entradas assíncronas de um flip-flop. A Figura 2 mostra como transferências assíncronas podem ser implementadas usando as entradas assíncronas PRESET e CLEAR de um flip-flop qualquer.

Operação de transferência assíncrona de dados.

Na Figura 2, as entradas assíncronas preset (PRE) e clear (CLR) são ativadas em '0'. Quando a entrada “habilita transferência” é colocada em '1', uma das saídas das portas NAND vai para '0', dependendo do estado das saídas $A$ e $\overline{A}$. Esse nível '0' vai ativar (set) ou desativar (reset) o flip-flop B para o mesmo estado do flip-flop A.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados