Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula
Vimos que na transferência paralela todos os dados são transferidos, simultaneamente, em um único pulso de clock.
Na transferência serial, quando chega o primeiro pulso de clock, os dados são transferidos de um flip-flop para o seguinte e somente quando chega um novo pulso de clock é que o dado vai ser enviado desse segundo flip-flop para um terceiro, e assim por diante.
Esse arranjo é chamado de registrador de deslocamento.
Um registrador de deslocamento é um grupo de flip-flops organizados, de modo que os números binários armazenados nos flip-flops sejam deslocados de um flip-flop para o seguinte a cada pulso de clock>.
Você já deve ter visto registradores de deslocamento em dispositivos como uma calculadora, em que os dígitos mostrados no display são deslocados cada vez que você tecla um novo dígito. Essa operação é equivalente ao que acontece em um registrador de deslocamento
A Figura 4(a) mostra uma forma de usar flip-flops JK para construir um registrador de deslocamento de 4 bits. Observe que os flip-flops estão conectados de maneira que o valor da saída $X_{3}$ é transferido para $X_{2}$, o valor de $X_{2}$ para $X_{1}$ e o de $X_{1}$ para $X_{0}$.
Dessa forma, quando ocorre uma borda de descida no pulso de deslocamento, cada flip-flop recebe o valor armazenado previamente no flip-flop à esquerda, como você pode ver nas formas de onda da Figura 4(b).
Na Figura 4, você vê o deslocamento de bits (transferência serial) dentro de um registrador de 4 bits. A Figura 3, por sua vez, mostrou a transferência paralela de 3 bits entre dois registradores.
Será que é possível fazer transferência entre dois registradores de 3 bits de forma serial?
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados