Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula
Nos contadores assíncronos, os flip-flops são ligados em cascata, tendo diferentes frequências. Cada flip-flop opera na metade da frequência do anterior. Os circuitos são simples, mas podem apresentar problemas com frequências muito altas, pois, devido a variações de tempos de resposta, podem ocorrer atrasos de propagação dos flip-flops.
Esses problemas de atrasos podem ser reduzidos com o uso de contadores síncronos ou paralelos onde os flip-flops recebem, simultaneamente (em paralelo), o mesmo clock de entrada.
Por outro lado, como todos os flip-flops são acionados pelo mesmo clock, alguma lógica de controle precisa ser adicionada para controlar o momento em que um flip-flop deve comutar e o momento que deve permanecer inalterado, quando ocorrer um pulso de clock. A Figura 12 mostra um contador síncrono de 4 bits (módulo 16) com essa lógica adicional.
Comparando esse contador síncrono da Figura 12 com o contador assíncrono da Figura 8, podemos identificar as seguintes diferenças:
Mas, como essa lógica de controle foi definida?
Se você observar a Figura 12(b), que mostra a tabela do contador síncrono, poderá verificar que:
Os contadores síncronos também podem ser usados como contadores de década, bem como fazerem contagens decrescentes, assim como podemos fazer com os contadores assíncronos.
Agora que você entendeu como funcionam os contadores síncronos e assíncronos, responda a atividade a seguir:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados