Cursos / Jogos Digitais / Inteligência Artificial para Jogos / Aula

arrow_back Aula 02 - Comportamentos de navegação

1. Dando os primeiros passos

Imagine que você é um técnico de futebol e tem de treinar sua equipe. O que você precisa fazer?

Ops, esqueci de dizer que sua equipe é formada por personagens virtuais, que ainda não se movimentam e que precisarão das instruções a serem dadas por você (programador) para realizarem as tarefas. Para ficar mais claro, vou fazer uma analogia com o desenvolvimento motor de uma criança.

Quando se começa a andar, primeiro se rasteja, depois engatinha, cai, levanta-se e assim por diante. Certamente você não lembra, mas precisou passar por todo esse processo. Percebeu que não é tão fácil?

Agora, imagine um jogo de futebol formado por robôs bípedes que ainda apresentam uma certa dificuldade de se manterem em pé ao andar. Como eles conseguirão correr atrás de uma bola ou fazer jogo de corpo sobre o adversário?

Robô em movimento

Bem, esse nem tanto!

Enfim, não é uma tarefa simples, mas desde 1997 um grupo de cientistas japoneses da comunidade de IA idealiza uma competição anual de futebol robótico, na qual equipes de vários países criam os algoritmos de IA de robôs e estes competem entre si, na chamada RoboCup.

Curiosidade

Já pensou se a seleção do Brasil disputasse um jogo com uma seleção de robôs?

Em breve, isso será realidade! É que um dos grandes desafios da comunidade de pesquisadores de robótica e inteligência artificial nas próximas décadas é fazer com que em 2050 robôs humanoides possam jogar e ganhar uma partida de futebol contra a equipe vencedora da Copa do Mundo. Para mais detalhes, acesse aqui.

Na RoboCup, há uma liga que não é beeeem de robôs. É uma simulação de robôs em um ambiente virtual, realizada por meio de algumas técnicas que são empregadas nos jogos digitais e vice-versa. Ou seja, é um jogo! No entanto, o objetivo dele não é entreter o usuário (jogador humano), e sim, verificar quem (qual equipe) implementou a melhor IA.

Em uma simulação (jogo digital), o processo de aprendizado é mais fácil e rápido, porque não envolve todas as questões físicas impostas pela gravidade. Desse modo, é possível fazer rapidamente um jogador virtual se deslocar de um lado para o outro no campo de futebol.

Entretanto, o problema aparece quando há vários jogadores correndo no campo e é necessário evitar que eles se atropelem mutuamente. Como coordenar o deslocamento de vários jogadores em campo? Caso o algoritmo de IA seja complexo demais, levando muito tempo para coordenar quem vai para onde, isso pode causar lag no jogo… e nada é mais chato que lag. Precisa-se, então, de um mecanismo simples para resolver esse problema.

Você verá que o conhecimento adquirido nas disciplinas Física e Matemática poderá ajudar bastante. Mas comece com algo simples, lembre-se de que os jogadores precisarão aprender o básico: movimentar-se em campo, antes mesmo de saber jogar a bola de um lado para o outro. Então, já tem a estratégia do jogo pronta? Não? Vá pensando, pois você começará o processo de construção a partir da próxima seção.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados