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arrow_back Aula 01 - Introdução à IA em jogos

Resumo

Espero que você tenha assimilado as principais ideias relacionadas à Inteligência Artificial e como elas são aplicadas nos jogos digitais. Você viu o que os pesquisadores da área de IA para jogos (Game AI) consideram importante no desenvolvimento da IA de um jogo e em que ela se diferencia do que chamamos de “IA tradicional”. Também foram apresentados os objetivos principais da Game AI, como: construir técnicas que não consumam muito recurso computacional (“pseudo tempo-real”), e, compreender que nem sempre a solução mais eficaz é a melhor opção a ser tomada pela IA do jogo, pois ela precisa se adaptar ao nível do jogador. Você ainda aprendeu que técnicas simples podem trazer excelentes resultados, como por exemplo as técnicas aplicadas em jogos clássicos como o Pac-Man, mas que também não se deve deixar de lado técnicas avançadas, as que utilizam aprendizagem de máquina, como as usadas no jogo Creatures. Além disso, entendeu onde as técnicas de IA são, em geral, utilizadas nos jogos, podendo citar o cálculo de navegação, a modelagem de comportamentos de personagens NPCs (personagens não controlados por jogadores), bem como a definição de tomadas cinematográficas de câmeras, a geração de cenários de forma dinâmica, a adaptação do jogo (ou balanceamento dele) em função do jogador, entre outros.

Espero que tenha gostado da visão geral dada nesta primeira aula. Ela foi bastante teórica, com apresentação de novos conceitos e informações para você assimilar e, por enquanto, nada para praticar. Mas, não se preocupe, você colocará a mão na massa em breve!

Até a próxima!

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