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arrow_back Aula 01 - Introdução à IA em jogos

IA na definição do comportamento dos personagens

Foram citados alguns exemplos do uso de Game AI, no entanto, nessa disciplina será abordado apenas um deles: a criação de personagens, ou melhor, a criação do comportamento dos personagens. O intuito de utilizar técnicas de IA na definição do comportamento dos personagens não controlados pelo jogador (os NPCs) é possibilitar ao jogador uma melhor imersão no contexto do mundo virtual do jogo. Por exemplo, espera-se que um jogo de futebol tenha NPCs que atuem de forma realista, que façam os mesmos movimentos dos “craques da bola”. Se isso não ocorrer, a ilusão de imersão no mundo virtual do jogo pode ser quebrada e o jogo pode perder a graça. Imagine como seria um jogo de futebol no qual os NPCs se movimentam como espaçonaves! Seria qualquer coisa, menos jogo de futebol.

Para uma melhor compreensão desse assunto, a disciplina foi dividida em dois grandes tópicos: Movimentação e Tomada de decisão. No primeiro, serão abordados os problemas associados à criação de movimentos naturais dos personagens de jogos. Ou seja, você irá aprender como evitar que os personagens passem pelo mico de ficar batendo com a cabeça no chão na tentativa de, um dia, encontrar o caminho para seguir, ou de não conseguirem dar a volta em uma árvore para alcançar o objetivo que se encontra logo depois dela. No segundo, você irá aprender várias formas de como criar ilusão de inteligência nos personagens, fazendo-os escolher ações ou estados que pareçam “normais”, ou seja, como se fosse uma pessoa controlando seu próprio avatar.

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