Cursos / Jogos Digitais / Inteligência Artificial para Jogos / Aula

arrow_back Aula 01 - Introdução à IA em jogos

Apresentação da aula

Olá!

Esta é a primeira aula da disciplina Inteligência Artificial (IA) para Jogos! Nela você vai estudar conceitos e técnicas importantíssimos no desenvolvimento de jogos, que são aplicados desde que o Pac-man começou a sua dieta exclusiva de bolinhas, e perdura até os jogos mais recentes, quando aquelas hordas de zumbis famintos sempre acabam lhe encontrando, mesmo quando você corre pra se esconder!

E o que seria Inteligência Artificial? Seria uma falsa inteligência? Como assim?

Esse conceito vai ser bem explorado na aula de hoje, mas eu posso dar um spoiler para você: no final de Game of Thrones, Jon Snow sempre que se simula um comportamento em objetos ou programas de computador para fazer com que eles pareçam inteligentes, então se diz que está trabalhando uma técnica de Inteligência Artificial. O objeto parece ter inteligência própria, mas na verdade ela foi criada artificialmente por você e pelo conjunto de algoritmos e processos utilizados para criar uma ilusão de inteligência para o usuário do programa ou jogo. Captou minha mensagem? Não? Não se preocupe, irei falar bem disso ao longo dessa aula :).

Prepara o lanche para começar os seus estudos!

Objetivos

Compreender a diferença entre a IA tradicional e a IA aplicada em jogos;

Conhecer os tipos de IA aplicadas em jogos e os principais problemas solucionados por essas técnicas;

Identificar problemas de movimentação de personagens em cenários, tomada de decisão inteligente e os relacionados à criação de modelos de comportamento.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados