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Existe um conjunto de operações que podem ser feitas sobre as malhas e objetos criados. A primeira classe de operações são as transformações, que caracterizam as alterações mais simples sobre o objeto. Nelas ocorrem mudanças com relação ao posicionamento dele no espaço, mas sem deformar o seu formato básico padrão:
Outro conjunto comum de operações são as deformações. Essas operações causam uma alteração na estrutura da mesh, e por isso devem ser bem planejadas.
Existem outras operações que permitem gerar os modelos a partir de imagens 2D ou de splines. E elas tem nomes muito legais, então você pode encher a boca e sair falando na rua para se amostrar!
A primeira delas é a extrusão. Colocando em miúdos, essa operação consiste em pegar uma forma 2D e acrescentar volume a ela. Imagine que você tem um triângulo 2D. Extruir o triângulo seria adicionar uma altura a ele, de forma que ele fique 3D! Um pouco mais bonito: extrusão refere-se à alteração de volume em uma das faces do modelo, podendo ser a adição ou redução do volume.
A extrusão é uma operação básica, e que é utilizada por outras operações mais complexas. Por exemplo, existe um conjunto de tipos de operações em que o usuário determina apenas um caminho ou sentido de “movimento” para uma imagem 2D, e a ferramenta gera, através de várias extrusões, um objeto bastante complexo!
Uma dela é a operação de Lathing, ou torneamento. Você pega uma imagem 2D e diz que ela vai girar 360º em um eixo específico. A ferramenta então vai realizando extrusões de face aos poucos, de forma que gera um modelo preenchido no sentido da rotação realizada. Esse giro pode ser completo e gerar um modelo fechadinho, ou pode ser feito parcialmente e gerar um modelo aberto. O que você precisar!
Outra operação bem legal para gerar um modelo 3D a partir de uma imagem 2D é a de Sweeping, ou varredura. Nela você desenha uma forma 2D e traça um caminho perpendicular a partir da forma até um ponto que você desejar. Esse caminho pode ser reto ou curvo. Quando a operação for executada, as extrusões vão formar um modelo preenchendo esse caminho com a mesma forma geométrica da imagem inicial, seguindo a orientação determinada pelo modelador. É como se você fizesse uma extrusão supercomplexa!
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