Cursos / Jogos Digitais / Modelagem 2D / Aula

arrow_back Aula 09 - Modelagem 3D – Parte 2

1 - Modelagem 3D - Finalidades

Já parou para pensar como seriam o cinema e os games atuais sem a tecnologia da computação gráfica? Antes desse recurso existir e tomar a forma que conhecemos hoje, os efeitos práticos (termo referente a efeitos criados de forma totalmente artesanal) dominavam as produções cinematográficas mais ousadas e os pixels nos games apenas simulavam a experiência em duas dimensões. Mas a computação gráfica não apenas revolucionou esses dois ramos do entretenimento, como veremos mais adiante nesta aula.

Curiosidade

Pesquise anúncios publicitários antigos dos anos 1970 e também de anos anteriores e compare com anúncios atualizados, depois você pode compartilhar no fórum o que conseguiu visualizar de avanços tecnológicos nos recursos computacionais utilizados nos anúncios mais atuais em relação aos antigos.

As ilustrações realistas, em que uma arte gráfica era feita com dúzias de canetas e pincéis diferentes, procuravam compensar os efeitos e detalhes não reproduzidos pela fotografia. A manipulação de imagens (entenda montagem de fotos e acréscimo de filtros) antigamente era realizada de maneira analógica, pouquíssimos profissionais no mundo conseguiam acertar os cortes nos negativos a fim de unir uma modelo Pin Up ao lado de uma garrafa de refrigerante sob um céu azul, com o mar de uma bela praia ao fundo. Assim, a ilustração sempre salvava a publicidade. Hoje em dia 99,99% das imagens publicitárias são fotos manipuladas com uso de programas de computador, muitos desses anúncios recorrem à modelagem 3D e você nem percebe!

Imagine como seria esse anúncio... ... na década de 1960?

Analisando as duas figuras acima, temos uma noção do poder da arte gráfica atualmente. A primeira imagem engana muita gente, mas na verdade não há carro nenhum nessa estrada. O carro, feito em computação gráfica e renderizado em uma posição que respeite a perspectiva da estrada, passou por um processo de pós-produção em sua renderização e montagem com a foto da estrada. Na segunda imagem vemos o modelo 3D bruto, no início do processo.

Além da modelagem 3D usada na composição de imagens para revistas e pôsteres, em que os processos de render são otimizados para imagens estáticas, existem as animações 3D, as quais exigem um acabamento mais rebuscado dos modelos.

Algumas produções como Game Of Thrones utilizam a modelagem 3D de maneira dramática e convincente para ajudar a contar sua história. Outras produções em Modelagem 3D.

Algumas produções cinematográficas que utilizam animação 3D chegam a renderizar um filme com mais de 5 mil computadores! Isso acontece, pois, a animação 3D para cinema não é em tempo real, assim é possível encher uma cena com centenas de luzes e dezenas de filtros de ajustes e pós-produção carregada, para converter tudo em arquivos de vídeo no final do processo.

Mas o que é a renderização em tempo real? Ficou curioso para saber como isso acontece?

Não saia daí! Agora chegou a hora de conhecermos um pouco mais sobre os processos de renderização e as suas aplicações!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados