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arrow_back Aula 07 - Interface Gráfica

1 - Interface Gráfica

Vou começar com uma pergunta: você sabe o que é a interface gráfica de um jogo?

Pois bem… Interface gráfica é, basicamente, a visualização de informações oferecida ao jogador e comandos acionados a partir de elementos gráficos na tela. Perceba que é um conceito um pouco mais restrito do que a interface de um jogo, que também envolve o esquema de controles e a parte sonora. Como a disciplina é focada no aspecto de concepção visual, vamos trabalhar apenas com esses elementos gráficos!

Às vezes existe uma confusão quando se fala de interface do usuário e experiência do usuário. Aqui a distinção é simples: a interface é a ferramenta, o que existe de fato para o usuário interagir. Se a interação foi boa, intuitiva e agradável, aí é a experiência, não a interface. Só para não haver confusão!

Com relação a essa questão da experiência do usuário, um dos pilares de uma boa interface gráfica é a questão da usabilidade. Basicamente, uma interface com boa usabilidade é fácil de aprender (intuitiva) e de manusear. Ela não atrapalha o usuário, sendo mais como um ninja ou um fantasma: ela lhe passa a informação que você precisa, e então não lhe incomoda mais. OK, talvez o fantasma incomode um bocado…

O fantasma Usabilidade

A interface gráfica de um jogo é composta por um conjunto de telas, das quais podemos destacar:

  • Menu Principal (Title Screen): normalmente a primeira tela em que o jogador tem opções para interagir. O nome do jogo sempre aparece em destaque;
Title Screen de Plants vs Zombies
  • Tela de opções ou configuração: telas onde podem ser feitas configurações sobre aspectos gerais do jogo (gráficos, gameplay, som etc.);
Tela de opções do jogo Mass Effect
  • Tela de informações: telas dentro do jogo onde o jogador pode obter informações referentes ao seu estado no jogo;
Tela de Inventário do jogo Dead Space
  • HUD: tela principal da interação, a Head-Up Display (HUD), inspirada nos cockpits de aviões, é uma interface onde o jogador visualiza as informações do mundo do jogo, e outras informações que são tidas como necessárias para que ele consiga progredir no gameplay do jogo.
HUD do jogo Bioshock 2

Normalmente o design de interface pode ser norteado por um conjunto de perguntas, que devem ser feitas ao longo de todo o desenvolvimento:

  • A interface me diz o que eu preciso saber no momento?
  • É fácil achar uma informação?
  • Consigo aprender a usar a interface apenas jogando?
  • O que ela me apresenta é óbvio? Entendo o que está aparecendo?
  • Tenho de ficar esperando algum tipo de animação ou carga quando navego pela interface?
  • Existem tarefas repetitivas que podem ser simplificadas ou removidas?

Norteados por essas seis perguntas, é possível definir alguns princípios e boas práticas para o design de interface. Existem muitos detalhes na confecção de uma interface, e a melhor forma é começar a fazer umas bem ruins, e ir aperfeiçoando com a prática. Vamos ver esses princípios na próxima seção!

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