Cursos / Jogos Digitais / Modelagem 2D / Aula
Vou começar com uma pergunta: você sabe o que é a interface gráfica de um jogo?
Pois bem… Interface gráfica é, basicamente, a visualização de informações oferecida ao jogador e comandos acionados a partir de elementos gráficos na tela. Perceba que é um conceito um pouco mais restrito do que a interface de um jogo, que também envolve o esquema de controles e a parte sonora. Como a disciplina é focada no aspecto de concepção visual, vamos trabalhar apenas com esses elementos gráficos!
Às vezes existe uma confusão quando se fala de interface do usuário e experiência do usuário. Aqui a distinção é simples: a interface é a ferramenta, o que existe de fato para o usuário interagir. Se a interação foi boa, intuitiva e agradável, aí é a experiência, não a interface. Só para não haver confusão!
Com relação a essa questão da experiência do usuário, um dos pilares de uma boa interface gráfica é a questão da usabilidade. Basicamente, uma interface com boa usabilidade é fácil de aprender (intuitiva) e de manusear. Ela não atrapalha o usuário, sendo mais como um ninja ou um fantasma: ela lhe passa a informação que você precisa, e então não lhe incomoda mais. OK, talvez o fantasma incomode um bocado…
A interface gráfica de um jogo é composta por um conjunto de telas, das quais podemos destacar:
Normalmente o design de interface pode ser norteado por um conjunto de perguntas, que devem ser feitas ao longo de todo o desenvolvimento:
Norteados por essas seis perguntas, é possível definir alguns princípios e boas práticas para o design de interface. Existem muitos detalhes na confecção de uma interface, e a melhor forma é começar a fazer umas bem ruins, e ir aperfeiçoando com a prática. Vamos ver esses princípios na próxima seção!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados