Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Jogos Digitais / Física Aplicada a Jogos / Aula
1 – A figura a seguir representa esquematicamente um pêndulo balístico, dispositivo experimental usado antigamente para determinar a velocidade de projéteis. Um projétil de massa mp=20g é disparado horizontalmente contra um bloco de madeira de massa mb=5,0kg suspenso, em repouso. Após o impacto, o projétil se aloja no bloco e ambos sobem uma altura h=20cm. Qual o módulo da velocidade do projétil ao atingir o bloco? (adote g=10m/s2)
Resolução live_help
Inicialmente vamos determinar o módulo da velocidade do conjunto bloco-projétil logo após o impacto. Aplicando o princípio da conservação da energia mecânica em relação aos pontos A e B da trajetória do pêndulo, temos:
Em relação ao ponto A, a energia cinética é igual a:
Sendo mp a massa do projétil, mb a massa do bloco e v o módulo da velocidade do conjunto bloco-projétil logo após o impacto.
Adotando como nível de referência o ponto A, temos EpgA=0. Em relação ao ponto B, ECB=0, pois o conjunto para atingir o ponto B, e EpgB=(mp+mb)gh, sendo h=20cm=0,20m.
Retomando a expressão (I), temos:
Aplicando o princípio da conservação da quantidade de movimento ao sistema projétil-bloco imediatamente antes e após o último impacto, da expressão →p0=→p, obtemos:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados