Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Última aula da parte introdutória, que legal! Para não perder o costume, seguem alguns pontos de interesse desta aula:
Uma das principais vantagens no uso dos motores de jogos é a modularização por funções que ele provê ao desenvolvedor de jogos.
A transparência de implementação é uma característica que impacta diretamente na facilidade de se alterar as funcionalidades do motor sem prejudicar os desenvolvedores que o utilizam.
O motor gráfico tem como principal função renderizar a tela do jogo, executando as tarefas e passos do pipeline gráfico.
Uma das principais exigências dos jogos é que boa parte dos gráficos são gerados em tempo real, sendo necessário o uso de técnicas que priorizam o desempenho de processamento.
O motor de física simula os aspectos de movimento e interação entre os objetos do jogo, tendo como destaque o tratamento de colisões e a simulação de forças atuantes sobre os objetos do jogo.
O motor de áudio realiza tarefas essenciais à execução das músicas e efeitos sonoros do jogo, de forma a não impactar no desempenho do jogo, e sem interrupções que tirem a concentração do jogador.