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arrow_back Aula 10 - Motores de Jogos II

2 - Principais Componentes de um Motor de Jogos

2.3 - Áudio

O áudio é um componente extremamente importante de um jogo. Já jogou um jogo no mudo? Não é a mesma coisa! Agora qual seria a dificuldade de colocar o som para tocar no jogo?

Vamos voltar às aulas de Arquitetura de Computadores (módulo básico, nem faz tanto tempo assim!): lembra de hierarquia de memória? Como era mesmo? Ah, existia uma diferença na velocidade de acesso entre memórias distintas! O HD, que tem bastante espaço para guardar arquivos, também tem um acesso muito lento, enquanto a memória RAM consegue uma velocidade muito melhor! Sem contar na diferença do preço entre elas!

Mas por que você está relembrando isso, professor? Qual a regra do jogo mesmo?

DESEMPENHO!!!!!!!

Pois bem, para que não afete o desempenho do jogo, o áudio precisa estar armazenado em uma memória com velocidade de acesso mais rápida. Logo, o motor de áudio precisa estar constantemente garantindo que os arquivos com os sons os quais serão tocados estejam na memória RAM no momento que ele for necessário. Alguns arquivos podem ser tocados a qualquer momento, então eles já são carregados diretamente lá. Já outros são tocados em momentos específicos, como em uma conversa entre personagens, um evento no meio da fase, o som do golpe de um chefão. Esses sons precisam ser carregados momentos antes de serem tocados! Essa é uma tarefa complexa, que fica a cargo do componente de áudio do motor do jogo.

As músicas da ocarina do Link no jogo Zelda: Ocarina of Time são carregadas em momentos específicos do jogo, quando o jogador abre o menu para tocar uma música.

Além disso, o componente que cuida do áudio também faz várias outras tarefas, como suportar diversos formatos de arquivos e conseguir colocá-los para tocar sem que ocorra interrupções na música a cada ciclo de processamento do jogo. A sincronização da música e dos sons com os eventos na tela também é muito importante, já que o jogador pode perder a concentração no jogo se perceber que ocorre uma demora entre a ação e o som correspondente a ela. Igual a filme mal dublado!

Existem outros componentes que poderíamos abordar ainda nesta aula, como a parte de redes, animações e inteligência artificial. Poderíamos passar um módulo inteiro estudando sobre motores de jogos!

Mas vamos parar por aqui! O objetivo era apenas introduzir alguns dos principais componentes, e vocês terão mais disciplinas e oportunidades de aprender detalhes dos vários aspectos dos motores de jogos!

Até a próxima!

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