Cursos / Redes de Computadores / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
É muito simples iniciar sua apresentação. É suficiente clicar no botão Apresentar ou o comando de atalho para ele Ctrl+Enter. Com isso, seu navegador web abrirá uma nova janela, em tela cheia, com a página de seu slide em modo de apresentação. Essa é a forma mais básica e comum de apresentação de um slide. Perceba que a apresentação iniciará a partir da página de slide que estava selecionada, o que, não necessariamente, significa que seja a primeira. Se desejar iniciar por ela, clique na seta ao lado do botão Apresentar e escolha a opção Apresentar desde o início ou o comando de atalho Ctrl+Shift+Enter.
Assim como outros aplicativos de apresentação, basta você dar um clique ou pressionar as setas do teclado ou espaço para transitar entre as páginas ou animações entre os objetos. Se você tiver um apontador laser, pode também passar as páginas com um toque no botão de avanço.
Você percebeu que surgiu uma nova barra de ferramentas, específica do Google Slides, no modo apresentação? Vamos conhecer algumas dessas ferramentas agora.
Percebeu a atenção que o Apresentações Google tem com relação aos direitos autorais? (vide menu opções) É importante você atentar para isso, não só pelo aspecto do plágio, mas, principalmente, pelo uso de mídias como imagem e vídeos com copyright. Afinal, nem tudo que está na internet é de livre acesso.
Prefira fontes licenciadas como Creative Commons (CC) ou outras licenças livres e criativas que permitem o uso, o compartilhamento e até a edição de mídias digitais.
Alguns sites são referência nesse sentido. Para imagens, uma boa opção é o Pixabay (pixabay.com), que disponibiliza figuras de boa qualidade, em diferentes formatos, e muitas delas sob o selo CC.
Então, que tal testar aquelas funcionalidades do Apresentações Google? Agora, vamos explorar algumas delas, a partir dos modos de visualização do orador!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados