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arrow_back Aula 13 - Google Drive: Apresentações (Parte 02)

Inserindo anotações de orador e número de slides

Praticamente já concluímos toda a formatação e configuração da nossa apresentação de slides. Mas, antes de partir para a exposição dos slides propriamente dita, vamos conhecer dois recursos que podem lhe auxiliar quando estiver como orador, ou seja, fazendo sua apresentação para uma plateia.

Como vimos na aula passada, dentre as dicas para uma apresentação de slides mais agradável para a plateia, está o uso de páginas mais clean, com pouco texto e objetos. Afinal, apresentação de slides é um tipo de mídia digital para dar suporte a uma fala e, por isso, precisa ter caráter mais imagético e menos textual, para não chamar mais atenção do que o próprio orador. Mas agora você deve estar pensando: “então, como não ficar ainda mais nervoso(a) em uma apresentação para um público e tentar não esquecer algo que precisa ser dito, se no slide só tem alguns tópicos?!”.

Calma! Além de você precisar de maior confiança em si mesmo(a), vamos conhecer uma estratégia que pode ajudar muito nesse sentido e ser uma solução mais simples do que parece. Para tanto, apresento-lhe o recurso de anotações do orador! Com esse recurso do Apresentações Google, basta que você digite no campo “Clique para adicionar as anotações do orador” todas informações que considerar necessárias, e que, durante a apresentação, lhe permitam lembrar do que precisa comentar. Essas informações poderão ficar disponíveis apenas para você, como veremos mais à frente.

Atenção

Para que a plateia não veja a mesma tela que você, será necessário configurar no computador o modo de projeção de tela. Nesse caso, a ideia é a opção estender. Assim, na tela do seu computador estará a aberta a janela do navegador web com o modo de visualização do orador e na tela da projeção, outra janela do navegador, em outra área de trabalho, com o modo de visualização de apresentação.

Para alternar o modo de projeção, você pode usar o comando de atalho do teclado: Super+P.

Observe que no nosso slide eu acrescentei alguns lembretes do que precisaria dizer na minha apresentação. No campo indicado para anotações, digitei informações que me lembrem de dar boas-vindas à plateia, um momento para me apresentar e depois dizer e falar da minha instituição de origem, nesse caso a UFRN e o IMD. Veja, na imagem abaixo, que essas informações estão diretamente relacionadas ao conteúdo da página de slide.

Anotações do orador

Agora, você deve estar se perguntando: “Mas como verei essas anotações se na apresentação só será exibida a página de slides?”. Vamos por partes… Daqui a pouco, quando formos estudar as dicas de apresentação, eu lhe mostrarei isso.

Por enquanto, ainda falando sobre o nervosismo de algumas pessoas ao fazer uma exposição com slides, um outro ponto que “contribui” para isso é o tempo. Como dito na aula passada, você precisa gerenciar bem a quantidade de slides e o tempo que terá disponível. Uma dica bastante valiosa é adicionar o número de páginas de sua apresentação. Com isso, em determinado ponto da página haverá uma marcação numérica que lhe permitirá saber quantas páginas já foram apresentadas e quantas ainda faltam.

Para inserir a numeração de páginas, você deve acessar: Inserir → Número de slides…. Com isso, uma janela de diálogo será aberta para que você ative o recurso e, se desejar, que ele ignore esse serviço para o slide de título. Isso pode ser útil para evitar a poluição visual da capa de sua apresentação, além do mais, é bem difícil que você esqueça que ali se trata do número 1, né?! Essa foi a escolha que eu fiz e, para efetivá-la, cliquei no botão Aplicar, como mostra a imagem abaixo.

Caixa de diálogo para numerar slides

Você também pode optar para que a numeração seja aplicada apenas em páginas de slides selecionadas. Caso seja essa sua preferência, você precisa selecionar os slides de forma múltipla. Conforme for sua escolha, clique em Aplicar, para inserir em todas as páginas, ou Aplicar aos selecionados, para slides específicos.

No meu caso, a partir do segundo slide, é possível ver no canto inferior direito o número dois, que indica que aquela é a segunda página de um total de seis. É possível alterar tanto a fonte quanto a posição padrão da numeração dos slides. Você pode fazer isso manualmente para uma página específica, ou então, como você já aprendeu aqui, editar com slide mestre. Eu fiz isso e transferi a caixa de texto do número da página para o canto superior direito e formatei com a mesma fonte que foi adotada para o conteúdo do texto.

Atenção

Lembre-se que a intenção é que a numeração seja discreta! Afinal, ela é uma informação para você e não, necessariamente, para a sua plateia.

Com isso, concluímos as dicas básicas para preparar uma apresentação de slides. Agora vem, de fato, a exposição. Então, já preparado para iniciar sua apresentação?!

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