Cursos / Redes de Computadores / Data Center / Aula

arrow_back Aula 02 - Disponibilidade, Confiabilidade e Redundância

Normas e Classificações de Data Center

A norma norte-americana ANSI/TIA-942 (Infraestrutura de Telecomunicações para Data Centers) define classificações para os Data Centers em função de sua disponibilidade e redundância. Essa norma aplica o conceito de tiers, desenvolvido pelo The Uptime Institute, estabelecendo o seguinte:

  • Os pontos isolados de falhas devem ser eliminados para melhorar a redundância e a confiabilidade do Data Center;
  • A redundância aumenta a tolerância a falhas do site, bem como a sua capacidade de manutenção; e
  • A redundância deve ser tratada de forma separada e independente para cada subsistema.

Para analisar esses aspectos nas instalações de um Data Center a fim de observar o seu grau de disponibilidade, existem algumas instituições que certificam Data Centers, dentre as quais podemos citar o The Uptime Institute dos EUA e o TÜV Rheinland do Brasil, mas de origem alemã.

Atenção

Na seção “Leitura Complementar” você poderá encontrar um link que lhe dará acesso ao site do The Uptime Institute para obter mais informações sobre essa instituição.

Classificações tier da norma ANSI/TIA-942

Utilizando o conceito de tiers desenvolvido pelo The Uptime Institute, a norma TIA 942 estabelece 4 classificações para a infraestrutura de um Data Center, além de procedimentos para verificação do seu desempenho. O objetivo dessas classificações por tiers (níveis) é oferecer a projetistas e operadores de Data Centers uma meta para a identificação do desempenho das infraestruturas de distribuição elétrica e de climatização.

  • Data Center Tier I: Data center básico. Não apresenta componentes ou sistemas redundantes em sua infraestrutura de distribuição elétrica e de ar condicionado. Suporta apenas a capacidade requerida pelo site. Necessita de uma parada do site para serviços de manutenção planejada e não planejada.
  • Data Center Tier II: Data center com componentes redundantes, porém tem uma única infraestrutura de distribuição elétrica e de ar-condicionado para atender à carga crítica de TI. Sua redundância permite manutenções planejadas sem desligamento do site. Para a manutenção e/ou substituição de encaminhamentos de qualquer sistema, é necessária a parada do site. O Data Center está suscetível a interrupções por atividades planejadas e causas acidentais.
  • Data Center Tier III: Data center com manutenção e operação simultâneas. Oferece componentes redundantes e vários encaminhamentos de distribuição independentes para atender à carga crítica de TI da sala de computadores. Os componentes podem ser desligados sem interromper a operação. Todos os equipamentos críticos de TI devem ter fontes de alimentação dupla adequadamente instaladas para serem compatíveis com a topologia e a arquitetura do site. Suscetíveis a interrupções por atividades planejadas ou acidentais. Atividades de manutenção planejada podem ser realizadas utilizando as capacidades de componentes e encaminhamentos de distribuição redundantes, garantindo a operação segura dos equipamentos remanescentes.
  • Data Center Tier IV: Infraestrutura totalmente tolerante a falhas. Dispõe de vários sistemas independentes, fisicamente isolados com componentes redundantes, bem como de vários encaminhamentos de distribuição independentes que atendem simultaneamente aos equipamentos críticos de TI da sala de computadores. Deve possuir climatização contínua, ou seja, tolerante a falhas. Deve manter operação mesmo com a retirada de equipamentos ou encaminhamentos por qualquer motivo. Em casos de incêndio ou outras situações emergenciais, os sites Tier IV podem ter suas operações interrompidas.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados