Cursos / Redes de Computadores / Data Center / Aula
Em qualquer sistema, o conceito de redundância diz respeito à duplicidade de partes ou componentes, tencionando evitar que falhas provoquem paradas em sua operação. Pense no sistema de um avião comercial. Já parou para observar que tudo é redundante (duplicado) - piloto e copiloto, duas turbinas, dois tanques de combustível (um em cada asa) e assim por diante? A Figura 2 mostra a cabine de comando de um avião com os controles redundantes para o piloto e copiloto.
Em sistemas de Data Center, a redundância é aplicada aos componentes críticos, começando pelo sistema de fornecimento de energia elétrica, de forma a evitar o downtime (tempo de parada) de um site devido a:
O nível mais elevado de redundância e recuperação de desastres exige um elemento de sistema redundante para cada sistema principal. Nesse caso, dizemos que a redundância é 1:1 (lê-se “1 para 1”). O problema desse nível de redundância, obviamente, é o custo. Se pensarmos em todo o Data Center como um sistema, com esse nível de redundância precisaríamos de um segundo Data Center inteiro como sistema redundante.
Uma abordagem mais prática atualmente é pensar na carga mínima necessária para a operação do sistema como N e ter, pelo menos, 1 elemento desse sistema como redundante. Nesse caso, a redundância é dita N:1 (“N para 1”) ou N+1 (“N mais 1”).
Por exemplo, imagine um sistema de nobreak modular que precisa alimentar uma carga de equipamentos de 50kW. Cada módulo desse nobreak possui uma potência de 16kW. Se quisermos redundância N+1, deveremos ter 5 módulos de potência, pois haverá 4 x 16kW = 64kW (mínimo para atender à carga N = 50kW, já que 3 x 16 = 48kW < 50kW), mais 1 módulo como redundante. Observe que, com esse nível de redundância, até 1 módulo de potência do nobreak pode falhar e toda a carga elétrica pode ser alimentada normalmente. Se quisermos melhorar o nível de tolerância a falhas, podemos aumentar a redundância para N+2 ou N+3 e assim por diante. Obviamente, o problema é que isso aumenta o custo do sistema.
Tudo bem até aqui? Caso as dúvidas persistam mesmo após a leitura do material, acesse os links indicados ao fim da aula. Neles você encontrará mais exemplos dos conceitos que apresentamos hoje!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados