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arrow_back Aula 01 - Projeto de Data Center

Projeto tecnológico

O projeto tecnológico de um Data Center compreende a parte do projeto de infraestrutura que considera todos os seus subsistemas associados à tecnologia (ar condicionado, sistema elétrico, redes, cabeamento, etc.) sem contar com a parte de engenharia civil e de arquitetura.

As fases de um projeto tecnológico:

  • Assessmentarrow_drop_down

    Consiste na avaliação das tarefas, cronograma, bem como responsabilidades do projeto, com a obtenção de informações para identificar e documentar o projeto tecnológico, a revisão do projeto para verificação do atendimento das necessidades do cliente. Esta fase é feita por meio de entrevistas com o pessoal da TI e de infraestrutura para determinação dos grupos responsáveis por partes específicas do Data Center após a conclusão das instalações. Um aspecto importante desta fase é que deve ser avaliado e determinado o fator de crescimento do Data Center para, pelo menos, 5 ou 7 anos.

  • Análise do Projetoarrow_drop_down

    Concluída a avaliação, é iniciada a análise final do projeto, onde o projeto é revisado com a definição de critérios para validação e qualificação de fornecedores, aplicações, normas, orçamento, etc. Deve ser feita a avaliação do projeto conceitual da infraestrutura de TI e de telecomunicações de todo o Data Center, considerando também suas expansões dentro do prazo determinado na fase anterior.

  • Aquisiçãoarrow_drop_down

    Para esta fase, o projeto executivo deve estar pronto e revisado, a fim de que o mesmo seja enviado aos potenciais fornecedores para a entrega de propostas para sua implementação. Estas propostas devem conter: Introdução (objetivos); regras de acordo, aceitação e modificação; normas de qualidade; equipamentos de segurança e ferramentas; prazos para entrega de produtos e serviços; substituição de produtos e serviços; inspeção; faturamento; documentos fiscais; garantias; subcontratação; especificações do projeto; requisitos do cliente; etc.

  • Implementaçãoarrow_drop_down

    Esta fase vem logo após a fase de aquisição. Nela, o fornecedor escolhido na fase anterior deve observar os prazos acordados com o cliente e disponibilizar um Gerente do Projeto como o responsável da empresa na execução da obra. Este gerente deve estar em constante verificação dos requisitos e dos prazos acordados, para a posterior liberação dos recursos (financeiros) do contratante à empresa contratada.

  • Comissionamentoarrow_drop_down

    É o processo de confirmação de que os sistemas foram projetados, instalados e testados adequadamente, podendo estes sistemas serem operados e mantidos de acordo com o projeto aprovado. Devem ser considerados neste processo: sistemas elétricos, sistemas de refrigeração, sistemas de detecção e supressão de incêndio, componentes de infraestrutura da TI e sistemas de aterramento.


Glossário

  1. Assessment: Avaliação

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