Cursos / Redes de Computadores / Data Center / Aula
Se traduzirmos “ao pé da letra” a palavra Data Center (ou Datacenter, como alguns autores costumam usar), teremos o significado para “Centro de Dados”. De fato, este é um ambiente físico de uma organização onde se armazenam todas as informações e dados digitalizados desta. O responsável por tal ambiente é o Setor de Tecnologia da Informação da empresa, onde normalmente trabalham os profissionais de TI.
É neste local onde se concentram os principais equipamentos de processamento e armazenamento de dados. Em poucas palavras, o Data Center é o “centro nervoso da TI” de uma organização, e por isso, é chamado de ambiente de missão crítica, pois ele é crucial para a continuidade de negócios nos mais variados tipos de organizações, sejam elas empresas, instituições de ensino, indústrias, órgãos governamentais, hospitais, hotéis, entre outros. Tais ambientes, antigamente, eram conhecidos como os CPDs (Centro de Processamento de Dados). Entretanto, devido a evolução tecnológica e a alta densidade de equipamentos dos mais variados tipos, um Data Center moderno realiza algo muito mais complexo do que um simples processamento de dados.
Fonte: ZUCCHI, 2013.
No início dos anos 60, os computadores eram usados principalmente por agências governamentais. Eles eram grandes mainframes que ocupavam salas inteiras, as quais posteriormente passaram a serem chamadas de Centro de Processamento de Dados (CPD).
A Intel lançou o primeiro microprocessador comercial do mundo: o 4004. Em 1973, o microcomputador Xerox Alto foi um marco no desenvolvimento de computadores pessoais devido à sua interface gráfica com o usuário, tela de alta resolução com bitmap, armazenamento de memória interna e externa, mouse e software especial.
Durante a década de 1980, a indústria de computadores experimentou o boom da era do microcomputador graças ao nascimento do IBM Personal Computer (PC). Os computadores foram instalados em todos os lugares, e pouco foi pensado quanto aos requisitos ambientais e operacionais específicos das máquinas.
Na década de 1990 aconteceu “o boom” das redes de computadores, com a popularização da Internet e o surgimento da World Wide Web. As empresas começaram a usar a Internet para os negócios, migrando seus sistemas para a Web e estabelecendo sua presença na Internet, requisitos mandatórios atualmente para qualquer organização.
Na década de 2000, iniciou-se a criação dos grandes Data Centers, principalmente pelas empresas que utilizam fortemente a Internet nos seus negócios. Até o ano de 2007, os Data Centers consumiam em média a mesma energia elétrica utilizada para alimentar uma cidade com até 25.000 casas.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados