Cursos / Redes de Computadores / Data Center / Aula
Apesar de ser um ambiente considerado de aplicação comercial, os critérios do projeto de infraestrutura dos Data Centers são diferentes dos usados em edifícios comerciais típicos.
Um projeto tradicional de uma edificação comercial é, normalmente, desenvolvido por um arquiteto e começa pela definição dos espaços com base no fluxo de pessoas. As fases de um projeto tradicional com foco apenas no layout das áreas de trabalho e no fluxo das pessoas compreendem normalmente: planejamento, anteprojeto, memorial descritivo, projeto executivo e as-built.
Já um projeto de um Data Center começa pela identificação dos requisitos de tecnologia, incluindo os itens de: redes, servidores, storages e conectividade. Assim, tal projeto deve ser desenvolvido por engenheiros com foco nos requisitos de engenharia, e não na arquitetura. Por sua missão crítica e apresentarem alto consumo de energia elétrica, os seguintes requisitos de engenharia devem ser considerados: distribuição elétrica; climatização; cabeamento de rede e telecomunicações; sistemas de controle e sistemas de segurança do ambiente.
Para ilustrar os conceitos apresentados, vejamos o Data Center do IMD:
O primeiro passo para a definição dos requisitos do projeto é a identificação dos níveis de disponibilidade e redundância. O planejamento deve englobar o correto dimensionamento dos espaços (distribuição elétrica, baterias, racks, suporte, circulação, etc.) considerando também as futuras expansões.
Um sistema que merece atenção especial no projeto é o de distribuição elétrica e energia ininterrupta (UPS – Uninterruptible Power Supply), que englobam sistemas elétricos de backup e grupos motor-geradores. Ainda, o planejamento da climatização do Data Center é tão crítico quanto a alimentação elétrica, com foco na otimização do consumo/refrigeração.
O cabeamento estruturado merece atenção pela alta densidade de conexões na sala de computadores e conexões externas. Neste cabeamento devem ser previstas as conexões de alta velocidade entre os servidores, com o uso de cabos de cobre e de fibra ótica.
Os sistemas de automação e controle dos diversos subsistemas também são fundamentais e devem ser levados em consideração na concepção do projeto. Os data centers devem ser projetados para prover segurança tanto patrimonial (física) quanto no acesso aos dados (lógica).
Por fim, os conceitos de Green Data Centers consideram as métricas da indústria para a avaliação e aferição do nível de eficiência energética do ambiente. Esse aspecto é importante também porque um dos principais problemas de qualquer Data Center é seu elevado consumo de energia elétrica e qualquer ação no sentido de diminuir esse consumo, sem perda de capacidade, é extremamente importante.
A Microsoft mergulhou um Data Center no fundo do Oceano Pacífico. A Máquina de 17,2 toneladas ficou submersa por três meses em 2015. Essa experiência teve como objetivo criar data centers mais rápidos e sustentáveis. Clique no link para saber mais: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/02/microsoft-instala-datacenter-no-fundo-do-oceano-pacifico.html
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados