Cursos / Redes de Computadores / Data Center / Aula
Atualmente, não há uma metodologia bem definida ou normatização para a construção de um Data Center, mas na prática são adotados dois métodos na execução do projeto: independente ou turn-key.
No método de projeto independente as atividades de projeto e de instalação são feitas separadamente. O projetista é um profissional ou uma entidade responsável pelo projeto, e a instalação e integração de todos os subsistemas da infraestrutura do Data Center a cargo de outra(s) empresa(s). Isto é, há contratos separados de projeto e de execução da obra, com equipes distintas na administração da obra e acompanhamento de seu progresso, com avaliações periódicas da conformidade com o que foi especificado.
No método turn-key há uma única empresa ou entidade responsável pelo projeto completo. A arquitetura, a engenharia, os serviços de construção e implementação estão em um único contrato, e a empresa contratada deve montar equipes experientes para concluir todo o projeto e a obra de acordo com especificações do cliente. Este método normalmente é adotado quando o prazo é o fator mais importante. É chamado de turn-key porque a ação final deste método é a entrega da chave da porta principal de todo o Data Center para o cliente (proprietário).
O Data Center do IMD, por exemplo, foi implementado no método turn-key, no qual uma única empresa realizou todas as etapas de projeto e instalação de todo o ambiente. Isto facilita o processo de análise e adequação do projeto às condições de implementação que são difíceis de prever na fase de projeto.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados