Tipos de Spams

  1. Vírus, worms e cavalos de troia, que já estudamos anteriormente neste curso, comumente se propagam via spams.
  2. Boatos (hoaxes): e-mails contando histórias inverídicas ou algum apelo dramático, por exemplo, e-mails relatando que foi encontrada uma barata em um refrigerante.
  3. Propagandas: são o tipo mais comum de spam. Seu conteúdo contém a oferta de produtos como medicamentos, relógios rolex, viagra, etc.
  4. Correntes: são tipos de spams que incentivam o leitor a enviá-los para seus amigos, por exemplo, citando histórias de crianças doentes.
  5. Golpes: consiste no envio de e-mails em nome de instituições conhecidas, bancos etc., solicitando algum recadastramento ou oferecendo algum benefício falso. Em geral, o e-mail vem com a solicitação de preenchimento de um formulário ou então com um link de uma página web parecida com a página original da instituição. Cuidado, em geral o golpe é bem feito, preste atenção nas imagens e nos textos para tentar identificar se é spam ou não. Bancos nunca enviam e-mail pedindo dados pessoas nem senhas de usuários. Nunca forneça sua senha via internet! Um tipo de golpe muito conhecido são mensagens cujo remetente se diz um nigeriano que deseja transferir um dinheiro para o destinatário, caso este pague uma quantia como garantia. Esse spam é conhecido como "419" devido ao número do código criminal nigeriano ao qual o caso se aplica, descrito em http://home.rica.net/alphae/419coal/.
  6. Programas maliciosos: são e-mails que induzem o usuário a executar um arquivo em anexo que, na verdade, é um programa executável malicioso. Por exemplo, desconfie se você recebe um e-mail de um desconhecido dizendo: "segue uma foto sua muito comprometedora" e indica um arquivo .jpg, que na verdade é um programa malicioso que vai ser executado em seu computador e pode realizar ações catastróficas, como apagar todos os seus arquivos. Portanto, nunca clique em anexos que vem de alguém que você não conhece.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados