Conceito de Spam

O termo spam, também conhecido como mensagem eletrônica não solicitada, é um problema importante em comunicações eletrônicas nos dias atuais. A mensagem é chamada de spam, seus autores são conhecidos como spammers, e o processo é chamado de spamming.

Há controvérsias quanto à origem do termo spam. Uma das versões mais populares sobre a origem afirma que vem de uma marca de carne suína enlatada, chamada SPAM, conforme ilustra a Figura 1. Há versões que relacionam o termo a acrônimos: (i) spam (Sending and Posting Adverstisement in Mass – enviar e postar publicidade em massa); (ii) spam (Single Post to All Messageboards – mensagem única para todos os fóruns de discussão) [Fonte: Wikipédia].

Marca de carne suína.

O primeiro spam foi registrado em 1994 [Fonte: Cert.br] e vem evoluindo com o desenvolvimento da internet e de outras mídias, como a telefonia celular.

Estamos estudando spams neste curso porque eles estão muito relacionados a ataques à segurança da internet e do usuário, uma vez que são responsáveis pela propagação de vírus, códigos maliciosos, disseminação de golpes e venda ilegal de produtos.

Esta aula tem como objetivo discutir mais esse assunto, caracterizando os spams, mostrando os tipos, os meios de envio e as maneiras de se prevenir contra eles.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados