Cursos / Redes de Computadores / Conceitos de Banco de Dados / Aula

arrow_back Aula 10 - Backup On-Line e Off-Line

Utilizando o mysqldump

Agora que você já sabe o que são backups, que tal realizarmos cópias de segurança dos bancos de dados criados durante nossa disciplina? Para isso, vamos utilizar um programa que é fornecido com o MySQL Server e que se chama mysqldump.

O mysqldump é um utilitário que executa uma série de comandos para gerar cópias integrais ou parciais de um banco de dados. Através dele é possível gerar arquivos com conjuntos de instruções SQL, as quais poderão ser executadas para recriar o banco de dados do qual realizamos a cópia de segurança e, assim, será possível recriar as tabelas que existiam no banco de dados original.

Além de recriar a estrutura das tabelas, o arquivo gerado pelo mysqldump também possui os comandos para inserir os mesmos dados que estavam presentes nas tabelas do banco, refletindo o momento em que o backup foi gerado.

O arquivo gerado pelo mysqldump recebe o nome de dump. Então, vamos criar agora o nosso dump da base de dados locadora que desenvolvemos durante a nossa disciplina?

O primeiro passo é a abertura de uma janela de terminal, lembra-se da aula de Segurança em que não utilizamos o MySQL Command Client e sim o prompt do sistema operacional? Esse prompt será necessário para criarmos a cópia do banco locadora com o mysqldump.

Na Figura 1, criamos um diretório chamado backups, utilizando o comando mkdir, em seguida acessamos o diretório com o comando cd. Após o acesso ao diretório backups, utilizamos o comando cuja sintaxe é:

Observe na Figura 1 que o comando digitado foi:

Prompt do DOS com o comando mysqldump para o banco de dados locadora.

Após pressionarmos a tecla “enter” é solicitada a senha, ao final digitamos o comando “dir” para verificarmos se o arquivo backup_locadora.sql foi criado no diretório atual.

Vamos agora detalhar cada parâmetro do comando que acabamos de executar:

  • mysqldump: Utilitário que permite realizar a cópia de segurança de um determinado banco de dados;
  • -h: Parâmetro utilizado para indicar o endereço do servidor no qual o mysqldump deverá conectar-se para poder extrair a cópia do banco de dados;
  • localhost: O endereço do servidor no qual estamos nos conectando. Nem sempre desejamos executar a cópia de um banco de dados que está sendo executado na máquina local, portanto esse valor poderia ser o endereço de um servidor na internet, como www.imd.ufrn.br;
  • -u: Parâmetro para indicar que informaremos o nome do usuário utilizado para conectar-se ao banco de dados. O usuário informado deverá ter permissão para executar a cópia do banco de dados;
  • root: O usuário que estamos informando em nosso comando é o que possui permissão total, no entanto, caso o “josemar” que vimos em aulas anteriores também possua a permissão necessária, ele também poderia realizar um backup do banco de dados locadora;
  • -p: Indica que ao pressionarmos “enter” o mysqldump deverá solicitar a senha do usuário o qual estamos informando através do parâmetro –u;
  • locadora: É o nome do banco de dados que desejamos realizar a cópia de segurança;
  • >: A seta para a direita indica que vamos realizar a cópia do banco de dados em um arquivo;
  • backup_locadora.sql: É o nome do arquivo o qual será salvo no diretório atual. Lembre-se que estamos dentro do diretório backups criado antes de iniciarmos esse comando.

Visto isso, aprenderemos agora a restaurar um dump no MySQL Server, fique atento a essas orientações e compartilhe em nosso fórum as dúvidas com seus colegas no encontro presencial.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados