Cursos / Redes de Computadores / Conceitos de Banco de Dados / Aula

arrow_back Aula 10 - Backup On-Line e Off-Line

Backup On-line

Na estratégia do backup on-line os dados são salvos “na Internet”, ou seja, não utilizamos o armazenamento de forma física local. Os serviços de backup on-line estão cada vez mais populares e essa opção tem se difundido rapidamente na atualidade.

Assim como os backups off-line, a estratégia de realizar backups on-line também possui vantagens e desvantagens, vamos conhecer primeiro algumas das vantagens:

  • Acessível em qualquer lugar: os backups estão acessíveis em qualquer lugar do mundo com acesso à Internet, não importa se você está conectado pela rede de dados 3G/4G de seu aparelho celular ou através de um acesso por fibra óptica de alta velocidade.
  • Roubo/Furto: caso alguma ocorrência de roubo ocorra e os equipamentos da instituição sejam furtados, os backups estarão protegidos por estarem inacessíveis fisicamente, tal qual os equipamentos presentes no local.
  • Proteção contra danos naturais: devido os backups não estarem fisicamente no mesmo ambiente dos dados de origem, caso ocorra alguma catástrofe natural que destrua os equipamentos da instituição, como inundações ou mesmo incêndios, as cópias de segurança estão protegidas em outro local, possivelmente até em outro continente.
  • Segurança da criptografia: geralmente, ao enviar os backups através da Internet para um servidor localizado fisicamente em outro local, os softwares responsáveis pela automatização desse processo primeiramente realizam a criptografia dos dados para, então, enviá-los através da Internet.

Podemos dizer que as desvantagens dos backups on-line estão diretamente relacionadas às suas vantagens. Vejamos:

  • Localização física dos dados: ao utilizarmos essa estratégia de backup on-line, torna-se difícil saber exatamente em qual lugar ou máquina os dados foram salvos.
  • Dependência da conexão com a Internet: toda ação ao realizar um backup ou restauração depende diretamente da conexão com a Internet. Se, por qualquer motivo, a conexão for interrompida por muito tempo (como dias ou semanas) os backups poderão ser interrompidos ou ficarem defasados.
  • Velocidade de conexão: a velocidade de conexão com a Internet irá interferir no tempo necessário para enviar os backups pela Internet. Tanto a velocidade de upload como a de download impactam diretamente no envio e no recebimento dos arquivos. Se a frequência de realização dos backups for alta e o tamanho dos arquivos for elevado, o tempo necessário para copiar todos os arquivos poderá ser inviável.

Saiba Mais!

Considere que você necessita armazenar os backups do Moodle do IMD e estes estão com mais de 100GB de dados. Com base no que você estudou até agora, avalie as melhores mídias físicas e alguns serviços de backup on-line.

Sugestão: Pesquise sobre armazenamento em fitas magnéticas (mídias físicas) e sobre os serviços Dropbox, Google Drive, OneDrive e AWS. Monte uma tabela das capacidades de armazenamento e do custo para se utilizar essas soluções. Você pode compartilhar nos fóruns ou no encontro presencial o resultado de sua pesquisa e compará-lo com os de seus colegas!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados