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Acredito que você já deve ter ouvido falar em backup, é um termo muito conhecido na área de Tecnologia da Informação (TI). É uma expressão do inglês e significa “Cópia de Segurança”.
A realização de cópias de segurança, em TI, objetiva evitar a perda dos dados das aplicações e, consequentemente, dados dos usuários. Já pensou se de uma hora para outra você não conseguisse mais ter acesso ao seu computador? E se, de forma inesperada, o disco de armazenamento de seu computador apresentasse defeito, tornando-o inoperante? Quais dados armazenados nele você provavelmente perderia? Documentos de texto, músicas, vídeos, fotografias que você capturou no último final de semana, ou tantos outros documentos? Quão importante são esses dados para você? Não é fácil prever quando computadores podem apresentar defeito e assim ocorrer a perda de informações armazenadas.
Já imaginou se o ambiente virtual Moodle que você utiliza em nosso curso fosse contaminado por um vírus de computador, o qual apagasse as contas de todos os alunos, mediadores e professores? O que seria do curso a partir desse momento? Todas as postagens dos fóruns, as notas de participação virtual, as notas das atividades que você e seus colegas responderam desde o início do curso, se todos esses dados estivessem perdidos e sem cópia de segurança?
É inimaginável a situação em que se perde parcialmente ou totalmente os dados de uma empresa ou instituição. Essa situação pode ser catastrófica e levar grandes empresas à falência.
Pensando sempre no pior, é importante a realização de backups frequentemente, para diminuir as chances da perda de dados dos usuários e assim diminuir os danos que poderão ser causados caso ocorra uma perda de dados, seja momentânea ou não. Portanto, faça sempre cópias de segurança dos seus dados pessoais para que imprevistos não acarretem em dores de cabeça.
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