Cursos / Redes de Computadores / Conceitos de Banco de Dados / Aula

arrow_back Aula 10 - Backup On-Line e Off-Line

Backup Off-line

O termo “backup off-line” é uma referência ao modo como os dados do backup são armazenados. Quando utilizamos essa estratégia, os dados são, geralmente, salvos em mídias físicas.

Estes são alguns exemplos de mídias físicas:

  • CDs
  • DVDs
  • Blu-ray
  • Fita magnética
  • HDs externo
  • Pendrive
  • Cartão de Memória

Vamos conhecer agora as inúmeras vantagens na utilização dessas mídias:

  • Velocidade: realizar a gravação dos dados referente à cópia de segurança será, provavelmente, rápida, e geralmente limita-se à capacidade de gravação do dispositivo ou mídia de armazenamento escolhida. O mesmo vale para o momento em que for necessário realizar a restauração dos dados. Imagine que você necessite armazenar 180GB de dados, quanto tempo será necessário para copiar essas informações para um HD externo com velocidade de gravação de aproximadamente 20Mega Bytes/s? Cerca de 2 horas e 30 minutos.
  • Fácil acesso: é comum, ao realizar o backup em mídias físicas e dispositivos de armazenamento, estes serem guardados próximo ao local onde foi gerado o backup. Assim, é possível ter em mãos, rapidamente, as mídias de armazenamento para que possamos realizar o processo de restauração.
  • Transporte: O transporte de DVDs, Blu-rays, HD Externos, cartões de memória, etc. é leve e fácil de transportar e, desse modo, é possível levar os backups para outro local quando necessário.
  • Segurança: Pelas cópias estarem armazenadas de forma “off-line”, ou seja, não podem ser acessadas pela Internet, um vírus ou um cracker que realize um ataque no servidor não conseguirá afetar as cópias de segurança.

Há também desvantagens na utilização da estratégia de backup off-line, conheça algumas:

  • Facilmente destruído: Como vimos no início da nossa aula, há ocasiões em que podem ocorrer danos físicos nos locais ondem ficam armazenados os servidores. Isso também afeta as mídias de armazenamento como CDs e DVDs, a camada responsável pela reflexividade do disco possui elementos metálicos e eles podem oxidar, fazendo com que o disco não possa ser lido pelo equipamento. Além disso, um incêndio poderia destruir todas as mídias de armazenamento, como Fitas magnéticas e os HDs Externos.
  • Roubo/Furto: Outro risco que também pode afetar os backups off-line refere-se aos furtos. O local onde estão armazenados os backups poderá ter seus itens subtraídos e consequentemente os dados serão levados. Outro detalhe é que se os dados presentes nas mídias não estiverem criptografados poderão ser acessados pelo assaltante e se houver dados sensíveis (como números de documentos, números de cartões de crédito, senhas de usuários, etc.), poderão ser utilizados em fraudes.
  • Risco de falha tecnológica: Você já deve ter percebido como as tecnologias evoluem rapidamente, isso também pode ser um problema, caso grave os dados em uma mídia de armazenamento e no momento em que necessitar ler os dados dessa mídia os equipamentos necessários para a leitura dela já não estejam mais funcionando, não sendo possível a compra de um novo equipamento.
  • Limitação de armazenamento: Se a quantidade de arquivos/dados for superior à capacidade do dispositivo de armazenamento, será necessário dividir o conteúdo em partes. Dependendo da quantidade de partes necessárias para dividir os dados, poderá implicar no aumento de trabalho para organizar essas cópias de segurança. Além disso, a perda de uma dessas partes, dependendo da estratégia de divisão, poderá ocasionar o dano completo da cópia de segurança.

Tudo bem até aqui? Conheceremos agora o chamado “backup on-line” e as suas características, assim como as vantagens e as desvantagens desses recursos. Vamos lá?

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados