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Desde que o conceito e as técnicas de cabeamento estruturado começaram a ser difundidas, muita gente, incluindo profissionais, já posicionada no mercado de trabalho, começou a chamar todo tipo e qualidade de obra de cabeamento como “cabeamento estruturado”.
Pois bem, isso é tão verdadeiro quanto um antigo Fusca ser mais veloz do que uma Ferrari nova. Veja que ambos são carros. Automóveis. Mas as comparações já podem parar por aí.
Uma obra com cabeamento verdadeiramente estruturado é feita para altos desempenho e confiabilidade, algo como um autódromo moderno aguardando uma Ferrari nova.
Infelizmente, o que se chama, coloquialmente, de cabeamento estruturado costuma ser uma obra com diferentes estruturas paralelas que não primam pelo desempenho e muito menos por segurança. Assim, voltando à nossa comparação automobilística, trata-se de uma estrada esburacada de paralelepípedos tortos, mas capaz de suportar toda a velocidade de um antigo Fusca.
Existem dicas para saber rapidamente se uma infraestrutura de rede segue os conceitos de cabeamento estruturado.
Em qualquer área de trabalho (ambiente de trabalho, sala), veja se existem tomadas diferentes para rede de dados e telefonia (Figura 1). Se houver, isso não é cabeamento estruturado, pois fere as premissas de compartilhamento do meio físico para diferentes serviços (Figura 2).
Outra dica: se o número de pontos de rede for igual ao número de computadores em uma rede nova, também não é. Assim, fere-se a premissa da previsibilidade de expansão futura.
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