Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 15 - Sistema de Nomes de Domínio (DNS)

Servidores primários e secundários

O DNS define dois tipos de servidores: principais e secundários. Um servidor primário é aquele que lhe foi delegada a autoridade sobre uma zona. É neste servidor onde a pessoa responsável pela zona deve criar, manter e atualizar as informações da zona. Essas informações normalmente são mantidas em um arquivo em disco. Sempre que uma nova máquina é adicionada, por exemplo, é neste servidor que a máquina deve ser cadastrada.

Um servidor secundário também irá manter informações sobre a zona, entretanto, ao invés de serem cadastradas manualmente pelo administrador, elas são obtidas automaticamente do servidor primário.

Resolução DNS

O DNS é projetado como um aplicativo cliente-servidor. Um host que precisa fazer o mapeamento de um nome para um endereço IP (ou vice-versa) chama um cliente DNS denominado resolvedor (resolver). O cliente (resolvedor) acessa o servidor DNS mais próximo com um pedido de resolução (mapeamento). Se o servidor tiver a informação, ele atende ao cliente; caso contrário, ele remete o cliente para outros servidores ou pede a outros servidores para que forneçam a informação. Isto vai depender de como o cliente solicitou a consulta (mapeamento) ao servidor, porque a consulta pode ser recursiva ou interativa.

Na consulta recursiva, usada normalmente por um host qualquer e o seu servidor de DNS, o cliente (resolvedor) espera que o servidor forneça a resposta final ao que ele perguntou. Se o servidor for a autoridade do nome de domínio, ele verifica seu banco de dados e responde. Se o servidor não for a autoridade, ele deverá percorrer a árvore a partir da raiz a fim de chegar ao servidor que possui autoridade sobre o domínio consultado, e deste obter a resposta desejada pelo cliente.

A Figura 5 mostra este processo entre um cliente e seu servidor DNS, no qual o cliente pergunta pelo endereço IP associado ao nome exemplo.foo.eng.br.

  • A mensagem 1 é a pergunta do cliente ao seu servidor de DNS.
  • A mensagem 2 é a consulta do servidor DNS recursivo à raiz perguntando pelo servidor do domínio br.
  • A mensagem 3 é a resposta à pergunta 2 na qual o servidor raiz passa a referência (o endereço IP) do servidor DNS responsável pelo domínio br.
  • Na mensagem 4, o servidor recursivo pergunta ao servidor com autoridade sobre o domínio br, a referência ao domínio eng.br.
  • A mensagem 5 é a resposta à pergunta da mensagem 4, já referenciando o servidor do domínio foo.eng.br, pois o servidor de br também tem autoridade sobre o domínio eng.br.
  • A mensagem 6 é a pergunta ao servidor com autoridade sobre o domínio foo.eng.br pelo endereço da máquina exemplo.foo.eng.br.
  • A mensagem 7 é a resposta contendo o endereço IP associado a exemplo.foo.eng.br.
  • Por fim, na mensagem 8 o servidor DNS recursivo repassa a resposta obtida ao cliente.
Resolução recursiva entre um cliente e um servidor DNS

A consulta interativa é a utilizada entre os servidores de DNS para percorrer a árvore de nomes de domínio. Por exemplo, na Figura 5, as consultas do servidor DNS consultado inicialmente pelo cliente aos outros servidores DNS, iniciando pela raiz, foram feitas de forma interativa. Isto é, há uma interação entre os servidores de DNS a fim de percorrer a árvore de nomes para encontrar a informação consultada.

Veja aqui a explicação, em vídeo, sobre a resolução de nomes no DNS

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados