Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 15 - Sistema de Nomes de Domínio (DNS)

Distribuição do espaço de nomes

As informações contidas no espaço de nomes de domínio devem ser armazenadas em computadores servidores espalhados na internet, chamados de servidores DNS. Como vimos na Figura 3, o DNS permite que os domínios sejam subdivididos em domínios menores, chamados de subdomínios. Cada servidor de DNS pode ser responsável (ter autoridade) por um domínio grande ou pequeno. Dizendo de outra forma, cada parte da árvore de DNS pode ficar armazenada em um servidor diferente na internet.

Um servidor é responsável ou tem autoridade sobre o que é chamado de zona. Podemos definir uma zona como uma parte da árvore de nomes, podendo ser igual a um domínio ou um subconjunto deste.Por enquanto, pense uma zona sendo igual a um domínio.

A ideia é que cada servidor armazene as informações sobre uma zona. Essas informações, basicamente, consistem dos nomes das máquinas da zona (e seus endereços IPs) e dos servidores responsáveis pelas zonas abaixo dela na árvore. Isso permite que os servidores repassem as consultas de DNS entre si, até localizar o servidor responsável pela zona sendo pesquisada.

A Figura 4 mostra um exemplo do domínio “ufrn.edu.br”, com diferentes servidores DNS sendo responsáveis pelas diferentes zonas.Ou seja, as informações sobre cada uma das três zonas poderia estar armazenada em um computador (servidor de DNS) diferente.

Zonas e domínios

Veja aqui a explicação, em vídeo, sobre as zonas do DNS

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados