Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 15 - Sistema de Nomes de Domínio (DNS)

Arquivo de zona

O banco de dados que contém as informações sobre um domínio é chamado de arquivo de zona. Este é um arquivo texto contendo vários registros de dados a respeito daquele domínio. Tais registros são conhecidos como registro de recursos (resource records). Uma mensagem de consulta DNS deve conter o nome pesquisado e o tipo de registro a ser pesquisado. Os tipos de registros de recursos definidos em um arquivo de zona são os mostrados no Quadro1.

Registro Significado
SOA Indica onde começa a autoridade (sobre o domínio).
NS Indica um servidor de nomes para uma zona.
A Mapeamento de nome a um endereço IP (IPv4).
AAAA Mapeamento de nome a um endereço IP (IPv6).
MX Indica um mail exchanger (servidor de e-mail) para um domínio.
CNAME Mapeia um nome alternativo (apelido) para um host.
PTR Mapeamento de um endereço IP a um nome de host.
HINFO Informação de um host. Fornece a descrição do hardware e do sistema operacional usados por um host.
WKS Serviços conhecidos. Define os serviços de rede que um host fornece.
Quadro1 - Tipos de registros de recursos no DNS

Como podemos ver pelos registros MX e NS, o DNS faz mais do que apenas traduzir o nome de máquinas para seus endereços IP. O registro NS é utilizado para indicar o servidor de DNS de uma zona filha, enquanto o MX para indicar o servidor de e-mail de um domínio. Além disso, é possível também traduzir endereços IP para nomes, uma tarefa muito útil ao analisar informações dos arquivos de log (que guardam endereços IP).

A Figura 8 mostra um exemplo de arquivo de zona típico para uma empresa fictícia cujo domínio de internet seria empresa.com.br.

Figura 8 - Exemplo de arquivo de zona

Neste arquivo de zona, podemos notar o uso dos registros de recursos vistos na Tabela 1, como, por exemplo, o SOA e o CNAME. Cada linha simples (que não possui sub-registros) é composta dos seguintes campos: nome, a palavra “IN” indicando internet, o tipo de registro e os dados sobre o mapeamento. O segundo campo contendo sempre “IN” é em razão de que o projeto do sistema DNS previa a resolução de nomes para outras redes ou serviços, o que atualmente não acontece.

No arquivo de zona da Figura 8, o caractere arroba (@) é uma referência simplificada ao próprio domínio, neste caso significa “empresa.com.br”. O caractere ponto evírgula (;) representa início de comentário e não é interpretado pelo servidor DNS. Os nomes que não encerrarem com um ponto final (.) serão acrescidos com o nome do domínio. Neste exemplo, o nome www, que aparece sem o ponto final, será interpretado como www.empresa.com.br. O significado de cada linha é explicado no Quadro 2.

Registro Linhas Descrição
SOA 01 Mostra informações sobre a autoridade do domínio. Os dois primeiros dados são o servidor DNS principal e o e-mail (substituindo o arroba “@” por ponto “.”) do administrador deste domínio. Os demais dados, listados entre parênteses, dizem respeito ao controle das atualizações deste mapa entre os servidores de DNS que obtém informações sobre o domínio.
NS 09 e 10 Indica o servidor de nomes do domínio. Normalmente, usa-se o FQDN do servidor DNS. Neste exemplo, temos dois servidores de DNS para o domínio, um primário e um secundário.
MX 11 Indica o servidor de e-mail do domínio. Este registro exige um número antes do nome do servidor. Este número indica a prioridade (em sequência direta) para se utilizar cada servidor, caso haja mais de um.
A 12, 14 e 15 Mapeamento de um nome para um endereço IP. Observe que todos os nomes de hosts utilizados no mapa da zona possuem um registro A para o endereço IP correspondente.
CNAME 13 Define um segundo nome (canonical name ou apelido) para um determinado nome de host. Isto é particularmente interessante quando temos vários serviços no mesmo host, e se utiliza o nome do serviço para o host correspondente. Neste exemplo, o serviço de mail é também servido pelo servidor web. Se o endereço IP deste servidor multisserviço mudar, basta mudar apenas em um registro.
Quadro 2

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados