Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula
Naturalmente, as aplicações “cliente” também precisam de um número de porta, mas esse número de porta não precisa ser fixo, como no caso das aplicações “servidoras”. Desse modo, as aplicações cliente não especificam a porta que pretendem utilizar. Ao invés disso, elas deixam que o sistema operacional lhes forneça uma porta qualquer. A porta oferecida pelo sistema operacional é sempre maior ou igual a 1024, para evitar conflito com as portas reservadas.
A questão é que o cliente sempre envia primeiro um pacote para outra máquina (o servidor), para só depois receber algum pacote. Como o número da porta que a aplicação que envia o pacote está utilizando (no caso o cliente) é inserido no pacote (no campo Porta de Origem), a aplicação que o recebe vai saber qual porta o cliente está utilizando. A Figura 3 ilustra este fato. Quando o browser na máquina com endereço IP 10.1.1.2 (cliente) quer acessar o servidor web na máquina com endereço IP 10.1.1.1 (servidor), ele envia seus pacotes para a porta 80, pois essa é a porta padrão de qualquer servidor web. Como o servidor web só envia alguma coisa para o browser após receber algum pacote dele, e cada pacote contém o número da porta utilizado pelo cliente (no caso 1300), o servidor pode obter o número da porta a partir dos pacotes recebidos.
As aplicações cliente normalmente não solicitam a porta assim que são iniciadas. Ao invés disso, elas só solicitam a porta no momento que precisam transmitir alguma coisa. Após o termino da transmissão, elas liberam a porta. Além disso, qualquer aplicação pode usar mais de uma porta, como já dissemos antes. No caso do browser, imagine se você estiver fazendo o download de dois arquivos simultaneamente. Cada download estará usando uma porta diferente no cliente. O mesmo acontece quando você abre várias abas no browser para acessar diversas páginas – cada aba vai utilizar uma porta diferente.
Veja aqui a explicação, em vídeo, sobre o conceito de portas.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados