Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula
Em disciplinas anteriores, nós explicamos o modelo OSI e as principais funções de cada camada. Nesta aula, vamos analisar em mais detalhes as principais funções que podem ser desempenhadas pela camada de transporte. É importante observar que algumas funções devem ser desempenhadas por qualquer protocolo de transporte, enquanto outras são opcionais. Por isso, existem vários protocolos de transporte e você deve escolher qual pretende utilizar nas suas aplicações. Após explicarmos os protocolos existentes, vamos lhe dar parâmetros para ajudá-lo a fazer essa escolha.
Observe que enquanto a escolha dos protocolos de enlace e de rede é determinada pela rede onde a máquina será utilizada, a escolha do protocolo de transporte é de inteira responsabilidade do desenvolvedor da aplicação. O protocolo de transporte é apenas software, e esse software precisa estar instalado apenas nas máquinas que vão se comunicar pela rede. Ou seja, ele não precisa estar instalado nos roteadores ao longo do caminho, como acontece com o protocolo de rede! Isso acontece porque as informações dos cabeçalhos de transporte só precisam ser analisadas pela máquina que gera o pacote e pela máquina para a qual ele é destinado.
Atualmente, praticamente todas as máquinas já vêm com os protocolos TCP e UDP instalados. Portanto, como normalmente você vai usar um deles, muito provavelmente você nunca vai precisar instalar um protocolo de transporte!
É muito importante que você compreenda como a camada de transporte funciona, por dois motivos. O primeiro é que dependendo da linguagem de programação que você utilize para escrever seus programas, você pode ter que lidar diretamente com detalhes da camada de transporte. Mesmo que você use uma linguagem de programação que esconda esses detalhes de você, lhe proporcionando uma visão de “mais alto nível”, como se costuma dizer, o programa ainda vai estar usando a camada de transporte. Portanto, é importante que você saiba como ele está utilizando a rede. O segundo motivo é que para identificar problemas na comunicação feita pelos programas você vai acabar utilizando uma ferramenta como o Wireshark, estudado anteriormente. Como você viu naquela aula, ele mostra detalhes dos pacotes transmitidos. Contudo, para que essa informação lhe seja útil é importante, por exemplo, que você saiba quais pacotes deveriam ter sido transmitidos pelo seu programa para poder identificar possíveis problemas.
Na próxima seção, vamos analisar uma funcionalidade que deve ser fornecida por qualquer protocolo da camada de transporte. As demais funcionalidades que podem ser fornecidas por um protocolo de camada de transporte serão explicadas nas seções que abordam o TCP e o UDP.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados