Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 13 - Protocolo TCP

Número de portas

Você já sabe que enquanto a camada de enlace possibilita que duas máquinas se comuniquem na mesma rede, a camada de rede permite que máquinas em redes diferentes se comuniquem. Assim sendo, você aprendeu que o protocolo IP é capaz de encaminhar um pacote IP para qualquer máquina na internet, e para que isso seja possível ele define uma forma de identificar cada máquina que é o endereço IP.

A questão é que identificar a máquina para quem um pacote deve ser entregue, normalmente, é apenas uma parte do trabalho, pois, geralmente, os pacotes precisam ser entregues a programas (aplicações) que executam nas máquinas, já que em cada máquina podem existir diversos programas trocando informações pela rede. Assim sendo, é necessário que exista algum mecanismo para identificar também cada aplicação que pretende transmitir/receber pacotes pela rede. Veja na Figura 1 que apenas com as informações do cabeçalho IP não é possível determinar para qual aplicação na máquina com endereço IP 10.1.1.1 o pacote deve ser entregue. Ou seja, o sistema operacional recebe o pacote ao ver que ele está destinado ao seu endereço IP, mas não tem como determinar para qual aplicação ele é.

Como saber para qual aplicação entregar um pacote

Para resolver esse problema, a camada de transporte oferece um mecanismo de identificação das aplicações chamado de porta. Uma porta nada mais é que um número (de dois bytes) que identifica cada aplicação. Na verdade, a porta identifica um “canal de comunicação” dentro da aplicação, uma vez que uma mesma aplicação pode utilizar várias portas.

A Figura 2 mostra uma máquina com duas aplicações, uma está utilizando a porta 25 e a outra a porta 80. Do mesmo modo que o cabeçalho de rede contém os endereços IP de origem e destino, o cabeçalho de transporte contém as portas de origem e destino (que de certo modo equivalem a endereços das aplicações dentro de cada máquina). Assim sendo, o número contido no campo referente à Porta de Destino é utilizado para identificar a aplicação para quem o pacote deve ser entregue. No caso da Figura 2, o pacote será entregue ao servidor web, pois ele está registrado na porta 80, que é o número da porta de destino contido no pacote.

Identificando a aplicação através do número de porta

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados