Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula
Quando a camada de transporte recebe dados da camada de aplicação para serem transmitidos, ela acrescenta seu cabeçalho à informação recebida, e passa esse novo conjunto de informações, que agora é chamado de PDU, para a camada de rede. Sobre esse cabeçalho você já sabe que ele deve conter o número da porta de origem e o número da porta de destino.
Embora, formalmente, o correto seja chamar a PDU da camada de transporte de segmento, iremos usar o termo Pacote TCP para nos referirmos a uma PDU TCP, pois esse termo é mais comumente utilizado na prática. Do mesmo modo, quando estivermos estudando o UDP iremos utilizar o termo Pacote UDP, para nos referirmos a uma PDU UDP.
A Figura 7 mostra que o pacote TCP é inserido dentro da parte de dados de um pacote IP. Chamamos essa parte de dados de ‘Dados’ para ressaltar que ela é composta pelos Dados passados pela camada de aplicação acrescidos do cabeçalho TCP.
Entretanto, nem sempre é gerado exatamente um pacote TCP para cada solicitação de transmissão feita pela camada de aplicação. O TCP pode decidir dividir os Dados passados pela camada de aplicação em duas ou mais partes, e enviar cada uma delas em um pacote TCP separado. Esse procedimento de divisão é chamado segmentação. A Figura 8 mostra o caso onde uma solicitação de transmissão da camada de aplicação foi dividida em dois pacotes TCP.
Esse processo é chamado segmentação e normalmente é realizado para impedir que o pacote IP que vai ser gerado fique muito grande e precise ser dividido (fragmentação IP) porque não caberia na parte de dados da camada de enlace onde vai ser transmitido – por exemplo, uma rede Ethernet.
No exemplo anterior, uma mensagem de aplicação foi dividida em dois pacotes TCP, mas pode acontecer também de o TCP juntar duas ou mais mensagens de aplicação em um único pacote TCP. Tal procedimento é chamado Blocagem. Isso acontece devido ao fato de que enviar pacotes muito pequenos reduz o desempenho da rede porque aumenta a quantidade de bytes de cabeçalho transmitidos em relação aos bytes de dados do usuário. Portanto, se gasta mais banda de rede para informações de controle, como é o caso dos cabeçalhos.
A Figura 9 mostra o caso onde o TCP decide juntar duas mensagens de aplicação em um único pacote TCP. Isso tipicamente ocorrerá quando o tamanho das mensagens de aplicação for muito pequeno.
Veja aqui a explicação, em vídeo, sobre os procedimentos de segmentação e blocagem.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados