Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula

arrow_back Aula 03 - Componentes de uma rede - parte 2

Equipamentos

Além das placas de rede que já mencionamos anteriormente, existem diversos outros equipamentos que podem ser utilizados nas redes de computadores. Se você olhar para as redes em barra, por exemplo, você verá que eles não são obrigatórios. Também é possível criar um tipo especial de rede sem fio, conhecida como Ad Hoc, sem nenhum equipamento adicional, através da qual cada computador se liga ao outro diretamente. Entretanto, a maior parte das redes, seja cabeada ou wireless, utiliza alguns equipamentos, tais como repetidores, HUB, ponte, switch, modem, roteador, antenas e access points. Vejamos primeiro em que consiste a placa de rede para em seguida estudar os demais equipamentos mencionados.

Placa de Rede

Um computador é formado por diversos componentes de hardware, cada um especializado em realizar uma determinada função. Por exemplo, o disco rígido é utilizado para armazenar informações; já a placa de vídeo é responsável por controlar as imagens que são enviadas à tela. Para que um computador possa transmitir informações a outro computador (e recebê-las), é necessário também um hardware específico para essa finalidade, conhecido como placa de rede (ou interface de rede). Quando um quadro chega a uma placa de rede, ela verifica se o quadro é realmente destinado a ela. Se for, ela o recebe, se não for, ela o descarta.

Do mesmo modo que outros componentes de hardware, uma placa de rede pode ser fisicamente de diversas maneiras, entre as quais podemos citar: como forma de um chip inserido na placa-mãe (on-board), um dispositivo USB, um cartão PCMCIA, ou uma placa propriamente dita, como é comum em computadores desktop. Qualquer que seja o caso, seu funcionamento é o mesmo, ou seja, o formato físico não modifica o modo de funcionamento da placa.

Existem placas de rede que utilizam cabos para se conectar a outras placas, e placas que utilizam transmissão sem fio (wireless) para essa finalidade. Para o primeiro caso, a placa possuirá um conector para a ligação do cabo. Conforme veremos mais adiante nesta aula, existem diversos tipos de cabos e consequentemente um tipo diferente de conector para cabo tipo de cabo. Portanto, as placas são específicas para um tipo de cabo (ou conexão wireless). A Figura 11 ilustra alguns dos diversos tipos de placas de rede.

Tipos de placas de rede

Ainda vamos falar em detalhes sobre os diferentes tipos de rede, como Ethernet, Token Ring e ATM, mas já falamos que existem vários tipos. Portanto, existe também um tipo de placa de rede específico para cada um desses tipos de rede. Entretanto, qualquer que seja o tipo de placa, ela possui um endereço que serve para identificá-la na rede. É através desse endereço que se informa para qual máquina se quer transmitir um quadro e quem foi que o transmitiu. Esse endereço é chamado de endereço MAC e cada tecnologia usa um formato de endereço diferente.

Para a maioria dos componentes de hardware, como disco rígido e placa de vídeo, somos livres para escolher o modelo que quisermos para colocar em nosso computador. A única restrição é que a placa-mãe suporte aquele hardware (isto é, seja compatível com aquele tipo de placa). Para a placa de rede, a situação é bastante diferente, pois iremos utilizá-la para nos comunicarmos com outros computadores (outras placas de rede), que juntos formam uma rede. Devemos, portanto, utilizar uma placa da tecnologia de rede que queremos acessar. Se a rede for Ethernet, devemos utilizar uma placa Ethernet, se a rede for ATM, devemos utilizar uma placa ATM, e assim por diante. Nas próximas aulas, você verá mais sobre os padrões de rede.

Apesar da placa de rede ser um equipamento e existir uma seção nesta aula para falar exclusivamente dos equipamentos de rede, resolvemos colocar as considerações sobre as placas de rede nesta seção separada. Fizemos isso porque as placas de rede devem existir em qualquer computador que deseje transmitir informações, enquanto os equipamentos da referida seção podem ou não ser utilizados, dependendo da tecnologia de rede adotada.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados